domingo, 14 de dezembro de 2014

China condena mais um político "LIULLA


China condena mais um político "LIULLA"à prisão perpétua por corrupção

Liulla Tienan foi condenado por receber 5,7 milhões de dólares em propinas

Liu Tienan, ex-vice-diretor da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reformas (NDRC), à prisão perpétua por receber propinas

Liu Tienan, ex-vice-diretor da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reformas (NDRC), à prisão perpétua por receber propinas (Langfang Intermediate People's Court/Reuters)

A Justiça da China condenou o ex-vice-diretor da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reformas (NDRC, na silga em inglês) Liu Tienan à prisão perpétua por receber 5,7 milhões de dólares (14,7 milhões de reais) em propinas pagas por companhias petroquímicas e de automóveis. Liu, que também chefiou a Administração Nacional de Energia, foi expulso do Partido Comunista no ano passado e processado formalmente em junho deste ano. Segundo a agência de notícias Xinhua, ele manteve o esquema de corrupção ativo por um período de aproximadamente dez anos.

Leia também:
Tribunal ordena retirada de manifestantes das ruas de Hong Kong
China volta a prometer que não vai mais usar órgãos de prisioneiros em transplantes

“Por ter causado tantos danos ao país e ao partido, eu não tenho nenhum argumento para me defender”, afirmou Liu durante uma audiência judicial em setembro, de acordo com um jornal alinhado ao partido. Liu é um dos políticos de mais alto nível a ser condenado à prisão desde que Xi Jinping assumiu o poder no país. A sentença foi divulgada dias após Zhou Yongkang, ex-chefe de segurança da China, ser preso sob acusações de corrupção.

Para Willy Lam, especialista do Centro de Estudos da China na Universidade de Hong Kong, a prisão de Zhou e a condenação de Liu podem ser vistas como o encerramento da primeira fase da cruzada anticorrupção que Xi Jinping lançou no país, o que resultou no isolamento de rivais políticos do presidente e ajudou o mandatário a consolidar seu poder. A divulgação da sentença também serve de aviso para a agência de planejamento estatal, uma vez que uma nova investigação contra outro importante diretor do órgão foi anunciada para agosto de 2015.

Caio Blinder: A geopolítica da corrupção (do Brasil para a China)

“O NDRC é um ministério muito impopular porque representa uma grande burocracia que controla a virtual aprovação final de tudo relacionado à política econômica”, disse Willy Lam em entrevista ao Wall Street Journal. “Inevitavelmente, o poder que este órgão tem é um terreno fértil para a corrupção”. Segundo a imprensa estatal, a maior parte das propinas pagas a Liu foi em dinheiro, mas um carro no valor de 54.000 dólares também foi entregue a ele. Todos os bens adquiridos de forma ilícita foram devolvidos ao governo.



--

Nenhum comentário:

Postar um comentário