sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Remoção de busto do ex-presidente Costa e Silva

Remoção de busto do ex-presidente Costa e Silva
Decisão da prefeitura foi motivada pela divulgação do relatório da Comissão Nacional da Verdade.
A prefeitura de Taquari removeu o busto do presidente Costa e Silva de uma praça situada na Lagoa Armênia, principal ponto turístico da cidade, nesta terça-feira (16). A estátua estava no local desde outubro de 1976. A retirada do monumento pelas máquinas da prefeitura causou estranhamento da população, que questionou a atitude nas redes sociais.
O prefeito de Taquari, Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco (PT), explica que a decisão foi motivada pela divulgação do relatório da Comissão Nacional da Verdade, na semana passada. Conforme o documento, todos os presidentes do período da ditadura militar são responsáveis pelas violações de direitos humanos.
A decisão foi tomada pela administração, sem consulta ou debate com a população.
"- Para nós não há nenhum motivo para polêmica. Estamos reorganizando o espaço da lagoa e também deixando de prestar uma homenagem para alguém que, para nós, não merece homenagem", explica o prefeito.
O busto de Costa e Silva será levado para o museu em homenagem ao ex-presidente no município. A prefeitura também vai disponibilizar no estabelecimento uma cópia do relatório da Comissão da Verdade. O museu foi residência de Costa e Silva, que é natural de Taquari e foi presidente do Brasil entre março de 1967 a agosto de 1969.
(Rádio Gaúcha, 16/12/2014).
COMENTÁRIO
Oficialmente começou o massacre contra os militares. Bustos, nomes de logradouros, vão sendo removidos. Alguns substituídos por nomes de pessoas que nada têm haver com a motivação das homenagens. Reação da população, e, principalmente, das autoridades militares, nenhuma. Logo estará em pauta no Congresso Nacional um substituto que alterará a letra da Lei da Anistia. Os ex-agentes do Estado serão futuramente execrados, levados a um tribunal de exceção, e à semelhança do que ocorre na Argentina, serão condenados e confinados em um presídio de segurança máxima.
Ser bandido hoje em dia é ser herói nacional. Os verdadeiros heróis que livraram o país de cair nas garras dos comunistas são considerados criminosos. Pior, com a omissão dos comandantes militares.

José Geraldo Pimentel


--

Um comentário:

  1. Promotor da cidade manda que prefeito recoloque o monumento no mesmo lugar.

    ResponderExcluir