sexta-feira, 21 de março de 2014

Homenagem ao "Francesinho"



Para mim também o professor francesinho Luiz representou muito.
Fazendo curso de francês com ele na APMBB nos idos de 1967, ele me sugeriu que apresentasse ao Adido Militar da França no Brasil, )que vinha visitar nossa PM), que fizesse a apresentação do Bailado da Quadrilha de Monitores de Joinville-le-Pont, ao dito cujo. Falei com o pessoal da EEF e no dia da visita, apresentei a ele (Adido Jean Wartel), dançando na estreia principal. Ao final da apresentação me desloquei, me apresentei a ele e fiz o histórico do Bailado em Francês. Foi um dos poucos franceses, que já tinham visto o bailado, dançado na própria França. Um mês depois de seu retorno para o RJ, enviou um oficio ao Governador do Estado, oferecendo uma Bolsa de Estudos (nominal para Lieutenant Publio) para um Curso de Oficial de Esportes, na École Interarmées des Sports, em Fontainebleau na França`, com inicio em maio de 1968. Embora a bolsa fosse nominal, o Diretor de Ensino na época, publicou em Bol. Ger.,  para que os oficiais interessados se inscrevessem. Trocando em miúdos, tive que ganhar o concurso, para poder participar daquele curso. Conselho do Luizinho: Tenente, venda sua casa, venda seu carro, pois você vai para a Europa, berço da cultura mundial. Procure ver tudo que puder, pois talvez você nunca mais volte para lá.  Foi uma senhora experiência, pois comprei um carro lá (baratíssimo= 800 FR) e tive possibilidade de viajar com minha esposa (que foi mais tarde, depois de vender meu carro aqui) e tivemos ocasião de visitar diversos países, (Suiça, Alemanha, Italia, Espanha, Portugal, Belgica etc...) passando pelas routes turistiques. Vendi o carro depois de rodar mais de 7.000km quase que pelo mesmo preço que comprei. TUDO GRAÇA AO FRANCESINHO LUIZ NOSSO ETERNO PROFESSOR DE FRANCES DO CFA E APMBB. Cel. Nestor Publio

Nenhum comentário:

Postar um comentário