domingo, 24 de novembro de 2013

O Prédio do 3º BPM/M está sendo VENDIDO !!! - De que valeu o esforço?

               Estimados  Amigos/Irmãos,  Boa Tarde!

                                                                                      Durante almoço nesta semana pp. na  AOPM, infelizmente tomei conhecimento de mais um absurdo do eterno Desgoverno tucano que nos infelicita há mais de 20 anos.
                                                                                     O novo despropósito é a venda, tal de Privatização   do prédio do 3º  BPM/M no Bairro do Jabaquara, Zona Sul,   SP/SP,  no Centro de Exposições da Imigrantes, junto a Secretaria da Agricultura do Governo do Estado de SP e com determinação superior para alugar uma casa  para se mudar até o inicio de Dez/2013, ou seja daqui a poucos dias. Tudo isto porque a Segurança Pública não é importante.  Vivemos no mundo da fantasia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
                                                                                    Com uma forte emoção tenho que externar a minha tristeza  e revolta, pois participei juntamente com outros dignissimos oficiais que amam a PMESP da sua criação.
                                                                                    Em setembro/1.987 fui movimentado como Major para o 3ª BPM/M,  naquela ocasião, sediado  em uma casa alugada na Vila Prudente/SP e após alguns minutos que havia chegado ao BTL e assumido o Comando Interinamente, fui obrigado a receber um Oficial de Justiça, juntamente com o Advogado e o proprietário do imóvel que desejavam naquele  momento  efetuar o despejo do Batalhão por falta de pagamento e fomos salvos  pela amizada pessoal com um colega de Faculdade, Juíz de Direito, Diretor  do Fórum da Vila Prudente  o qual nos auxiliou em negociar   PRAZOS  com o proprietário. 
                                                                                  De imediato ficamos sabendo que os funcionários da Secretária da Agricultura, localizada na área da 4ª Cia  do BTL (Jabaquara) encontravam-se em greve por falta de segurança , pois há poucos mêses no local durante  o momento principal  de um evento militar do  então  1º B P Florestal que lá era sediado, assaltantes de banco renderam os oficiais obrigando-os a se deitarem no chão,   etc, etc,. O Batalhão Florestal mudou-se ràpidamente do local e a Agência do então Banespa daquela Secretária passou a sofrer "arrastões" com frequência  e daí a greve................Por sorte o Assistente Militar do Secretario da Agricultura éra o nosso  Amigo,  o    grande Major Canova (Turma 68) que nos ajudou bastante, apresentando-nos ao então Secretário,  não lembro-me do nome, mas recordo-me que era um Deputado Federal da região de Bauru que no primeiro diálogo nos autorizou a escolhermos nas amplas  e monumentais instalações daquela Secretaria o local que julgassemos adequado  para instalarmos o 3º BPM/M , se possivel no mesmo dia!!!!!
                                                                            Visitando todo o local os oficiais que me acompanhavam entenderam que  tendo em vista a receptividade do Secretário, Chefe de Gabinete, Assistente Militar, etc, seria melhor construirmos um prédio para o BTL na entrada do Complexo de Exposições e com vistas a Unidade da FEBEM,  TAMBÉM  localizada naquela gigantesca área. Com o compromisso do Secretário da Agricultura de nos ajudarmos e que também procurassemos apoio na Comunidade, em apenas uma noite o então SubCmt Interino do Btl.,  Capitão   PM Kalil Bongermino (turma 70), confeccionou a Planta com todos os detalhes  e  que levada ao Secretário da Agricultura e a então Administração Regional do Jabaquara  da  PMSP (atualmente Subprefeitura) foi tudo aprovado com louvor.
                                                                          Em efetivo, naquela época o 3º BPM/M éra um dos maiores da Corporação, organizado com 04 Cia de Pol, mais a Cia de Comando e Serviços  e não poderia deixar de mencionar os Capitães do Btl naquela ocasião que de forma rápida, espetacular,  selecionaram os Policiais Militares (sargentos, Cabos e Soldados)   para trabalharem na construção e que talvez construiram o maior aquartelamento da Corporação e com todo o conforto  possível que se poderia oferecer aos funcionários civis e aos  P M, os Capitães efetivos    eram, o Márcio da Silva (cebolinha), Basilio, Kalil, Romeu Takame.
                                                                        Dias após a minha apresentação foi classificado e assumiu o Comando efetivo do Btl, o então Tenente Coronel PM Benedito Celso de Souza, figura excepcional que muito nos ensinou e nos deu exemplo de dedicação a Corporação   e a causa pública,  chegava todos os dias muito antes do horário de inicio do expediente e se retirava muitas horas depois, isto é, as 21:00, 22:00 horas diariamente, sabado, domingo, feriados, acompanhando minuto a minuto as obras de construção do 3º Batalhão.
                                                                      Tendo em vista a ameaça de despejo, mudamos o BTl para a atual sede com o prédio em obras, praticamente apenas com a cobertura, neste período tivemos a ajuda de toda a comunidade e particularmente de todos os  CONSEG que faziam suas reuniões no Batalhão, as Associações da Região, particularmente as de Cidade Vargas, onde residiam muitos jornalistas, intelectuais, etc.
                                                                    O Cel PM Souza organizou mêses após o término das obras, uma inesquecível solenidade de inauguração do 3º BPM/M, talvez a maior solenidade organizada pela  PMESP em número de participantes que estive presente,  segundo os jornais da época teriam comparecido 5.000 (cinco mil) pessoas,  muitos Policiais Militares acompanhados de familiares, particularmente aqueles que participaram da construção,  a parte negativa   foi o Cerimonial do Governador da época haver assumido no dia o desenrolar da solenidade, pois éra o período de eleição para Prefeito de SP e estiveram presentes o candidato do Governador João Leiva/Alda Marcantonio, Governador Quércia, que discursarem e gritaram que  NUNCA MAIS O 3º BPM/M,  teria que procurar um novo prédio, nunca mais seria despejado, etc. Logicamente também compareceram o Cmt Geral, etc,  

                                                                Desculpem-me pelo relato, mas acredito que estou contribuindo com a nossa história e por ser a expressão da verdade, autorizo a divulgação.          
Josias                                                                                                           

Um comentário:

  1. Lembro que cheguei em 88 no 3BPMM e o BTL esta no término de sua construção

    ResponderExcluir