sábado, 30 de novembro de 2013

SP tem nova arma contra o crime


Volume 123 • Número 222 • São Paulo, terça-feira, 26 de novembro de 2013       www.imprensaoficial.com.br

 

SP tem nova arma contra o crime

A partir da meia-noite de hoje entra no ar a Web Denúncia, que permite ao cidadão passar informações de forma sigilosa por meio da internet

A partir da meia-noite de hoje, 26, a população de todo o Estado de São Paulo poderá registrar denúncias pela internet, por meio da nova ferramenta do Disque Denúncia (181), na Web. O site dispõe de mecanismos de segurança que garantirão o anonimato do denunciante, assim como já acontece no serviço por telefone.

O Web Denúncia, que funcionará 24 horas por dia e sete dias por semana, possibilita aos cidadãos registrar as denúncias usando computador, tablet ou celulares que tenham acesso à internet. A ferramenta tem o objetivo de facilitar o serviço e tornálo mais prático e ágil.

Entre os crimes que podem ser denunciados estão tráfico de drogas, homicídio, latrocínio, roubo, furto e sequestros. A nova ferramenta é primeira do país. Para denunciar, basta escolher o tipo de denúncia e preencher os formulários de perguntas. Ao final será fornecida uma senha pelo sistema para que o denunciante possa acompanhar a apuração da polícia.

Administração – O Web Denúncia é administrado pelo Instituto São Paulo Contra a Violência e funciona com base num convênio firmado com a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, as mesmas instituições que administram o Disque Denúncia 181 desde o ano 2000.

Segundo Mário Vendrell Royo, do Instituto, o serviço garante ao cidadão que o utiliza anonimato absoluto e sigilo das informações fornecidas: "O site tem o melhor padrão de certificação digital exigido para sua finalidade e foi construído para permitir a criptografia das informações em vários níveis", diz

A ferramenta apresenta diversas vantagens, tais como:

1) em poucos minutos, a pessoa faz a denúncia;

2) permite enviar anexos, como fotos, vídeos, áudios e cópia de documentos;

3) a pessoa pode fazer a sua denúncia a qualquer hora, com toda a tranquilidade.

Através desse sistema podem ser feitas denúncias sobre tráfico de drogas, homicídio, latrocínio, roubo de veículos, roubo (outros), furto de veículos, procurados pela Justiça e sequestros. Os demais crimes podem ser denunciados através do Disque Denúncia 181.

Não é recomendada a utilização de equipamentos instalados em locais públicos e de propriedade de terceiros, como lanhouses e telecentros. É desejável que a pessoa utilize um equipamento pessoal num ambiente em que possa ter privacidade.

O uso de equipamentos instalados em empresas poderá eventualmente impossibilitar o acesso ao serviço, por causa de barreiras tecnológicas colocadas, como firewall e outros mecanismos de proteção. "Há problemas, também, de vírus que podem vir juntamente com as mensagens. Por isso, é preferível realizar as denúncias em equipamentos seguros", explica Royo.

Como denunciar – Basta escolher o tipo da denúncia a ser formulada, dentre as opções que são oferecidas, e seguir as etapas de preenchimento do formulário de perguntas. Após enviar a denúncia, a pessoa deverá cadastrar uma senha e o sistema vai fornecer uma chave (protocolo), que deverá ser anotada para que possa fazer posteriormente o acompanhamento das providencias tomadas pela polícia. Para registrar uma denúncia ou acompanhar o andamento de uma denúncia já enviada, basca clicar no botão "Denuncie Agora!"

O Web Denúncia é a versão ampliada do Disque Denúncia, serviço criado em 25 de outubro de 2000 e que já contabilizou mais de 1,5 milhão de comunicações. Protegidas por absoluto sigilo, essas informações passadas à polícia ajudaram a salvar vidas, elucidar crimes e salvar pessoas em cativeiro. "Cerca de 15 mil denúncias são feitas mensalmente, das quais quase 50% referem-se ao tráfico de entorpecentes", informa Vendrell Royo.

 

Resultados alcançados pelo Disque Denúncia (181)

(Outubro/2000 a Outubro/2013)

Sequestros solucionados 221

Casos envolvendo homicídios 2.295

Casos de tráfico de entorpecentes 32.025

Casos de maus-tratos contra a criança e idoso 1.310

Prisões em flagrante 28.614

Fugitivos recapturados 4.936

Armas apreendidas 5.574

Furtos de energia solucionados 1.592

Postos flagrados com adulteração de combustível 1.614

Empresas flagradas em casos de sonegação fiscal 297

Casos de cargas recuperadas 296

Casos de jogos de azar 15.364

Fonte: Instituto São Paulo contra a Violência

 

SERVIÇO

Web Denúncia: www.webdenuncia.org.br

Maria Lúcia Zanelli

Imprensa Oficial – Conteúdo Editorial


--

Nenhum comentário:

Postar um comentário