sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

CHAVES MAGNÉTICAS DE HOTÉIS. Lenda que circula na internet

Estimados Amigos,

Consultei
 o site http://www.quatrocantos.com/lendas/409_chaves_magneticas_hotel_hoteis.htm e encontrei o texto abaixo, referindo-se à questão das chaves magnéticas em hotéis como lenda urbana. Tomei a liberdade de incluir os emails de "Antonio Carlos" e "Elisa Olive", que acredito não conhecer, mas não os demais, que com certeza não conheço, deixando a seu critério fazê-lo.

Fraterno abraço.

C de Carvalho

A lenda sobre chaves magnéticas de hotéis surgiu nos Estados Unidos em 2003, tem viajado bastante ao redor do mundo e se hospedado em vários países. Por onde passa, deixa atrás de si uma versão e muitas preocupações entre hóspedes da rede hoteleira. Preocupações desnecessárias.

Versão que circula na França é assinada por Benyamin Dahan - Chef du departement des cellulaires - Police d'Israel. Versão analisada em HoaxSlayer cita o responsável pelo alerta:Sergeant K. Jorge, Detective Sergeant From the Colorado Bureau of Investigation.

A lenda das chaves magnéticas, como todas as lendas urbanas, resiste ao tempo apesar de ser esclarecida e desmentida em todos os países onde ela se hospedou. A versão brasileira nem necessitaria de desmentidos, pois basta ler a mensagem com atenção que se percebem os disparates.

Só para arranhar a credibilidade da versão brasileira vamos ver o que diz uma das informações supostamente registradas na tarja magnética:
e. Número do cartão de crédito, e sua data de validade, do hóspede!
O que se depreende é que o hóspede possui uma data de validade :} Certamente não era bem isso que o tradutor da lenda pretendia dizer, mas foi o que ele escreveu. Logo mais, o restante da história perderá sua credibilidade, pois se trata de uma lenda sem pé nem cabeça

Começando pelo apelo final: Repasse para amigos e familiares. Basta essa frase para a mensagem entrar no rol das coisas imprestáveis, mas vejamos o resto.

As primeiras mensagens que circularam no Brasil ainda mencionavam o departamento de polícia da cidade de Pasadena - Califórnia, nos Estados Unidos. Isso aconteceu até julho de 2007 e a partir daí o repassador de lendas nativo fez a sua parte e trocou o departamento de polícia de lá pelo Departamento de Polícia Federal daqui.

Segundo a mensagem, Quando você as devolve na recepção, suas informações ficam lá disponíveis para qualquer funcionário com acesso ao 'scanner' do hotel.
Na verdade, informações mais completas encontram-se na ficha preenchida pelo hóspede. Se um funcionário desonesto as quiser é só copiar as fichas ou dados em cd ou outro dispositivo. Bem mais fácil do que levar chaves para casa e ainda ter de adquirir um scanner para decodificá-las. 
Eis a Lenda:




Você se hospeda em hotéis? Então leia!!! Muito Importante a informação
Se vc ainda não leu, é bom saber. Se já leu, é bom lembrar.
Para quem viaja e está pegando hotéis com novo tipo de chave, e mesmo porque logo a maioria estará com este tipo de chave = cartão magnético para abrir as portas, quase igual ao cartão de crédito.
    
    Bom saber mesmo !!!

    CHAVES MAGNÉTICAS DE HOTÉIS.
     

    Alguma vez você já se perguntou o que está armazenado nas chaves magnéticas (que se assemelham aos cartões de crédito) dos hotéis?

    Veja as informações e mude seus hábitos:
    
    a. Nome do hóspede
    
    b. RG, CPF
    
    c. Endereço do hóspede
    
    d. Número do apartamento do hotel
    
    e. Datas do check-in e ckeck-out
    
    f. Número do cartão de crédito, e sua data de validade!
     
    Quando você as devolve na recepção, suas informações ficam lá disponíveis para qualquer funcionário com acesso ao 'scanner' do hotel.
    Ou ainda, um funcionário pode levar um monte delas para casa e, utilizando um aparelho de 'scanner' magnético, ter acesso às suas informações e sair gastando pela internet.
    
    Simplificando, os hotéis não apagam as informações das chaves magnéticas até que um novo hóspede faça uso delas, quando suas informações sobrescreverá as do antigo hóspede. Mas até que a chave seja re-utilizada, ela fica, geralmente, na gaveta da recepção com as suas informações que nela foram "armazenadas"
    
    Resumindo:


    Guarde com você suas chaves magnéticas, leve-as para casa ou as destrua.
    Nunca as deixe no quarto, no lixo do banheiro e JAMAIS as devolva para a recepção quando estiver fazendo o check-out. Os hotéis não podem cobrar pelas chaves (é ilegal) e você terá certeza de que não estará
    deixando um monte de informações pessoais valiosas que podem ser facilmente acessadas, e utilizadas, com um 'scanner' magnético.
    
    Pela mesma razão, se você chegar ao aeroporto e descobrir que ainda está carregando a chave com você, não a jogue nas cestas de lixo.
    Leve-a para casa e a destrua com uma tesoura, cortando principalmente a faixa magnética nas costas da chave.
    
    Informação:
    Departamento Policial Federal
    
    Por favor repasse para amigos e familiares* 
--

Nenhum comentário:

Postar um comentário