IDEIAS
January 11, 2014 - 04:19
Propaganda de governos
A publicidade governamental, segundo o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária - CONAR, da mesma forma que a publicidade realizada pela iniciativa privada, deve ser honesta e verdadeira. E nos anúncios, todas as descrições, alegações e comparações que se relacionem com fatos ou dados objetivos devem ser comprovados, cabendo aos anunciantes e agências fornecer as comprovações. Na publicidade governamental a transparência também é um dos princípios éticos fundamentais, pois é inegável que os elevados gastos com propaganda por parte dos governos são um problema real na sociedade brasileira.
Foi-se o tempo em que governantes gastavam mais com
foguetório do que com a instalação de uns poucos bicos de iluminação
pública. Mas até hoje causam espécies gastos com idéias como a do trem
de alta velocidade (trem bala) entre o Rio e S. Paulo que nem possuem
projeto básico ou com a pintura de faixas exclusivas de ônibus. O
destacado jurista brasileiro Paulo Bonavides, um dos mais respeitados
constitucionalistas do País, acentua que é "dinheiro do erário
financiando a lavagem cerebral da sociedade, inculcando, deste Governo,
virtudes que ele não possui, alardeando obras que não saíram do papel,
renovando promessas que não serão cumpridas, formulando planos que a
mesa da burocracia ministerial depois arquivará".
"Neste ponto,
continua Paulo Bonavides, não há como ignorar que a maior finalidade de
uma propaganda é cativar um público, principalmente tendo em vista um
ambiente de competição. O Estado não tem concorrente. Quem o tem são
eventuais governantes que transitoriamente ocupam o poder. Mas a própria
Constituição deixou expressa a impossibilidade de uso da máquina
administrativa para a promoção pessoal. Propagandas que marquem um
Governo específico e não o Estado, não é institucional, mas pessoal do
governante. E neste caso não só pode haver ofensa à eficiência
administrativa, mas também à impessoalidade e à moralidade"..
Por
esta razão, acabei de criar uma petição na internet. Ela objetiva obter
apoio para que o Conselho Nacional de Autorregulamentação da Publicidade
edite resolução específica sobre publicidade governamental
estabelecendo a obrigatoriedade da transparência para melhor
fiscalização pela sociedade civil. Para ler mais a respeito e,
concordando, assiná-la, eis o seu endereço eletrônico:
http://www.avaaz.org/po/petition/GILBERTO_LEIFERT_Pres_Cons_Nacional_Autorregulamentacao_Publicitaria_Resolucao_especifica_sobre_publicidade_governamenta/?launch
. Campanhas como esta sempre começam pequenas, mas elas crescem quando
pessoas como nós se envolvem, assinando e passando adiante tais
petições.
No estudo "Propaganda governamental, gastos públicos e democracia", a advogada Raquel Cavalcanti Ramos Machado, membro do Instituto Cearense de Estudos Tributários, concluiu que gastos com publicidade institucional, ou propaganda governamental, devem ser mínimos, uma vez que, atualmente, o Governo dispõe da tecnologia da internet para divulgar com igual alcance e menor custo suas informações, ainda que tenham por fim unicamente prestar contar sobre obras e serviços realizados e, considerando apenas a razoabilidade e a proporcionalidade, gastos com publicidade institucional não podem ultrapassar os valores efetivamente utilizados com os incrementos materiais realizados e que se pretende divulgar.
No estudo "Propaganda governamental, gastos públicos e democracia", a advogada Raquel Cavalcanti Ramos Machado, membro do Instituto Cearense de Estudos Tributários, concluiu que gastos com publicidade institucional, ou propaganda governamental, devem ser mínimos, uma vez que, atualmente, o Governo dispõe da tecnologia da internet para divulgar com igual alcance e menor custo suas informações, ainda que tenham por fim unicamente prestar contar sobre obras e serviços realizados e, considerando apenas a razoabilidade e a proporcionalidade, gastos com publicidade institucional não podem ultrapassar os valores efetivamente utilizados com os incrementos materiais realizados e que se pretende divulgar.
Payão
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