Que tal começarmos o dia com otimismo?
Bom dia amigos do Ninho.
Autoconhecimento
Para serem bem sucedidas, as resoluções de ano novo devem ser realistas, incluir metas concretas e serem executadas com motivação e otimismo. É o que defende a fundadora e diretora do Instituto de Terapia Cognitiva, Ana Maria Serra. Doutora em psicologia e especialista em terapia cognitiva, ele descreve abaixo os três pontos fundamentais para concretizar os planos do ano que se inicia:
Estabeleça resoluções realistas
Quando falhamos em cumprir as resoluções de ano novo, temos tendência em achar que a explicação para o fracasso é a falta de força de vontade. No entanto, outra hipótese é provável: falta fazer resoluções claras e realistas. As resoluções também precisam incluir o desenvolvimento dos recursos necessários para executá-las. Objetivos perfeccionistas e expectativas altas demais podem gerar frustração.
Defina uma lista de problemas e estratégias de ação
Faça um levantamento de todas as situações atuais de sua vida e identifique áreas de problemas. Para cada área de problema, gere uma ou mais metas, ou seja, como desejaria que as coisas fossem no futuro. E para cada meta, defina estratégias de ação para que a meta se concretize e o problema seja solucionado.
Execute tarefas com otimismo
Para executarmos nossas resoluções, precisamos ser otimistas. Isso significa que é necessário acreditar na própria capacidade de fazer sucesso. Quando acreditamos em nossa competência, o nosso estado de disposição fica positivo, o que torna possível a materialização do objetivo. Ao contrário, se o estado de disposição está negativo, há o desenvolvimento de ansiedade e desmotivação.
Otimistas podem fracassar, mas se levantam e persistem até atingirem seus objetivos. Além disso o otimismo está associado ao bom desempenho profissional, à baixa incidência de patologias orgânicas e psicológicas e à boa comunicação interpessoal nos âmbitos social e profissional.
--
Nenhum comentário:
Postar um comentário