segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Inquérito policial encontra-se falido, revela revista Fato Típico

Inquérito policial encontra-se falido, revela revista Fato Típico
13/01/2014

Edição especial da publicação do Núcleo de Persecução Criminal do MPF em Goiás destaca as falhas e os desafios. Confira!
Fonte: Assessoria de Comunicação do MPF
A 11ª edição da revista Fato Típico – publicação oficial do Núcleo de Persecução Criminal do MPF/GO – é dedicada à investigação criminal. Com 20 páginas e tiragem de 1.500 exemplares, o periódico é resultado de uma compilação das palestras que compuseram o simpósio "Sistemas de Investigação Criminal", que ocorreu no dia 25 de junho de 2013, em Brasília, promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).

A revista traz alguns números dos resultados das investigações criminais no Brasil. De acordo com o coordenador pedagógico do evento, o procurador da República Daniel de Resende Salgado, apenas cerca de 30% dos crimes são solucionados por meio dos inquéritos policiais federais. Esse número é menor ainda quando se trata da média nacional de elucidação de homicídios, com apenas 8% dos casos resolvidos, segundo dados da Enasp (Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública).

Ao apresentar uma síntese dos principais pontos debatidos durante o Simpósio, a revista também aborda o sistema de investigação criminal visto pelo Direito Comparado, bem como os principais argumentos sustentados por aqueles que objetivam monopolizar o poder de investigação e pelos que são a favor do fortalecimento da atuação inclusiva e cooperativa dos órgãos de investigação.

Internet - A revista Fato Típico também é publicada na internet (clique aqui). Além desta edição, podem ser acessadas as dez edições anteriores da publicação.


Essa notícia foi lida 27 vez(es) desde 13/01/2014

--

Nenhum comentário:

Postar um comentário