quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Promotoria critica conclusões sobre ação de PMs que feriu rapaz

feriu-rapaz.shtml

Promotoria critica conclusões sobre ação de PMs que feriu rapaz

DE SÃO PAULO
28/01/2014  19h23
PUBLICIDADE
 
O Ministério Público de São Paulo divulgou uma nota na noite desta terça-feira afirmando que "não cabe a nenhum outro órgão ou instituição o exame prematuro" da ação policial que deixou um rapaz de 22 anos baleado após um protesto no último sábado (25).
Sem citar nomes de instituições ou pessoas, a nota afirma que "compete privativamente ao Ministério Público, titular exclusivo da ação penal pública, nos termos da Constituição Federal, promover o enquadramento da conduta dos policiais militares envolvidos".
Fabrício Nunes Fonseca Mendonça Chaves foi alvo de três tiros, disparados por dois PMs, na esquina das ruas Sabará e Piauí, em Higienópolis, logo após o ato que acabou em vandalismo, com agências bancárias, lojas depredadas e um carro incendiado.
Editoria de Arte/Folhapress
 
O documento é assinado por dez promotores do 1º Tribunal do Júri de São Paulo e destaca ainda que a "apreciação [do caso] será feita no momento oportuno, qual seja, após o término das investigações".
Na segunda-feira (27), O secretário da Segurança Pública, Fernando Grella, saiu em defesa dos PMs envolvidos no caso e disse que o rapaz não era manifestante, mas sim um agressor. Para ele, os PMs foram agredidos e reagiram.
"As imagens [gravadas por câmeras da rua] que me foram mostradas são de uma agressão que, em tese, justificaria a legítima defesa", disse. "Não acho que são manifestantes quem anda com estilete, com materiais supostamente explosivos, com bolinhas de gudes, e outros instrumentos que servem muito mais para agressão."
O comandante geral da Polícia Militar, Benedito Meira, também saiu em defesa dos policiais e disse que a versão apresentada por eles é compatível com as imagens gravadas. A conduta deles, porém, é investigada pela Corregedoria da corporação.
"Os PMs foram ouvidos pela Corregedoria separadamente. Se houvesse incompatibilidade, teríamos identificado e o delegado também teria autuado os PMs em flagrante", disse àFolha.
Já o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, foi cauteloso ao comentar o caso. "Ninguém pode fazer pré-julgamento. Se houver violência [policial], tem de haver punição, para isso existe apuração", afirmou. Cardoso disse que acompanha as manifestações. "Defendemos a liberdade de manifestação, mas não podemos aceitar vandalismo". 






--

Nenhum comentário:

Postar um comentário