quarta-feira, 18 de setembro de 2013

SIMON: CELSO DE MELLO VOTARÁ PELO BRASIL INTEIRO





Vejam só os pontos de vista como diferem: O ministro Barrrrrooooso, disse  para quem tivesse ouvidos: a vontade de milhões não pode atropelar o direito dos 12.
Quem está certo? Aguardemmm.


Em 18 de setembro de 2013 09:13, Claudovino  escreveu:


Repasso.

É hoje, 18set, quarta-feira,  a partir das 14,30 horas.
A decisão correta, pelo não recebimento dos embargos infringentes, no voto do Ministro Celso de Mello, beneficiará, direta e indiretamente, 200.000.000  DE BRASILEIROS!

DIGA A QUE VEIO MINISTRO E, EM HOMENAGEM À JUSTIÇA, AOS SEUS FILHOS, SEUS NETOS E BISNETOS MOSTRE, A QUEM DUVIDA, A CORAGEM DE UM PAULISTA!

QUE DEUS O ILUMINE!!!




Celso de Mello votará pelo Brasil inteiro, diz Simon
Quando anunciar seu voto daqui a alguns dias e definir se o Supremo Tribunal Federal fará ou não um novo julgamento para vários condenados no escândalo do mensalão, o ministro Celso de Mello "estará votando pelo Brasil inteiro". É assim que o senador Pedro Simon (PMDB-RS) vê a importância da decisão, "em um momento no qual o país vive sua hora mais importante, mais significativa". Para ele, o debate no Supremo representa a possibilidade de que "finalmente a justiça seja para todos, e que o Código penal não seja apenas para os pobres, pois se uma mãe roubar um pacote bolacha para matar a fome de um filho, é cadeia na certa".
Dos 11 ministros que compõem a Corte, cinco votaram a favor e cinco votaram contra os "embargos infringentes", recursos que, nesse caso, permitem um novo julgamento de quem, ao ser condenado, obteve pelo menos quatro votos favoráveis (ou seja, aquele que foi condenado em uma decisão "apertada"). Falta votar apenas Celso de Mello. Como no ano passado ele defendeu a validade desse tipo de recurso, muitos acreditam que o ministro será favorável a um novo julgamento.
Ao criticar tal possibilidade, o senador ressaltou que os julgamentos "foram democráticos e os advogados tiveram amplas oportunidades" para fazer a defesa dos acusados. Também assinalou que, "até ontem, o Supremo Tribunal Federal dava a voz final, mas, agora, de repente, ficamos sabendo que essa corte não dá a última palavra, e sim os embargos infringentes".
– Desculpem-me, mas soa mal à sociedade – protestou, acrescentando que "buscaram na gaveta um recurso que nunca foi utilizado nessas circunstâncias".
Simon observou ainda que o artigo do regimento interno do Supremo que prevê o uso dos embargos infringentes foi redigido "na época da ditadura, quando os presidentes faziam o que queriam".
– Se a decisão for uma [contra os embargos infringentes], teremos um novo Brasil. Se a decisão for outra [favorável], assistiremos a um repeteco de um filme de que não gostamos. O ministro estará nas minhas orações – frisou.
Ao concordar com as críticas de Simon, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) questionou como ficará a estabilidade jurídica, na percepção da população, "quando se sabe que a mudança do juiz leva à mudança da decisão". Ele se referia ao fato de que a composição do Supremo, que condenou os réus do mensalão, é diferente da que agora pode levar a um novo julgamento. Cristovam também alertou para o risco de "ampliação do divórcio entre o povo e as instituições". Outra questão levantada por senadores é a hipótese do resultado de um novo julgamento também repetir os 4 votos favoráveis aos réus. "Haverão novos embargos infringentes e mais um  julgamento? Conforme o ministro Gilmar Mendes, "os julgamentos devem avançar, e esse está rodando".
Assessoria de Imprensa, com Agência Senado – 13/09/2013



Luiz Fonseca   
Assessoria de Imprensa

PEDRO SIMON na internet:
TWITTER: @simonimprensa

SENADO FEDERAL
Ala Alexandre Costa - Gabinete 03
70165-900 Brasília - DF
Telefone: + 55 (61) 3303-3232  Fax: 61 3303–1304

"Antes de imprimir, pense em seu compromisso com o Meio Ambiente."



Nenhum comentário:

Postar um comentário