terça-feira, 10 de setembro de 2013

Carta do SSP quanto a postura do Ricardo Boechat..

Na data de ontem à noite, o Secretário de Segurança Pública do Estado, Fernando Grella Vieira, encaminhou para ciência ao Comandante Geral, Benedito Roberto Meira, cópia da carta que encaminhou ao Sr. Presidente, Vice e Diretores do Grupo Bandeirantes sobre o episódio da semana passada.

Segue abaixo o texto:

São Paulo, 9 de Setembro de 2013.

Prezados Senhores Presidente, Vice-Presidente e Diretores do Grupo Bandeirantes,

Inicialmente, gostaria de manifestar o grande apreço que temos pela isenção e pela credibilidade do jornalismo do Grupo Bandeirantes. Sempre entendemos as críticas de seus profissionais como uma forma de nos auxiliar no contínuo aperfeiçoamento do serviço público prestado pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.
Assim, causaram-nos espanto as palavras do apresentador Ricardo Boechat, em programa na rádio Band News.
O jornalista criticou a ação da Polícia Militar diante de uma manifestação ocorrida na segunda-feira, 3/9, nas proximidades do Aeroporto de Congonhas. Segundo ele, não existia protesto, e os policiais estariam apenas atrapalhando o trânsito. No entanto, outra emissora, assim como pelo menos um site, com base em informações próprias, noticiaram a manifestação e a normalização do trânsito após a atuação da PM.
Ainda que a ação tivesse sido, de fato, equivocada, e não foi, os termos utilizados pelo jornalista foram ofensivos e não coadunam com a relação de respeito mútuo sempre mantida pela Polícia Militar e as empresas e veículos do Grupo Bandeirantes. Não nos parece que seja uma crítica aceitável referir-se a policiais militares como "rematados imbecis". Tampouco nos parece cabível que o apresentador de uma respeitável emissora jornalística peça no ar que se jogue um tijolo sobre uma viatura da PM ou mesmo que se faça "pipi" sobre o veículo.
As declarações destemperadas do apresentador contra policiais que estavam lá para cumprir seu dever provocaram indignação generalizada em toda a Polícia Militar, e também em nós. Ao nosso ver, tais palavras não expressam crítica, apenas desrespeito, e estão em gritante desacordo com os princípios do bom jornalismo que sempre pautam a atuação do Grupo Bandeirantes.
Por isso, dirijo-me ao Senhor para lamentar este incidente.
Agradeço a sua atenção e reafirmo nossa estima.

Fernando Grella Vieira
Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo




--

Nenhum comentário:

Postar um comentário