quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Reminiscências


Assunto: Reminiscências



BILHETINHO DO JÂNIO
   No mês de julho de 1959, eu estava dormindo na casa da minha noiva, na Penha, a fim de guardar a casa, pois a família estava viajando, quando fui acordado ainda na madrugada:
   ­Seu Tenente, os empregados da empresa de ônibus Vila Esperança entraram em greve e estão fazendo piquetes para parar, também, a Viação São Miguel. Tá uma confusão danada.
   Mandei que ele fosse até Companhia com ordem para que o CABODE DIA, deslocasse para a empresa de ônibus S. Miguel o efetivo, que iria entrar em serviço às 0600 horas e fui até a citada empresa para conseguir uma condução para percorrer os itinerários dos ônibus e me assenhorear da situação, pois naquela época nós não dispúnhamos nem de rádio e tampouco de qualquer viatura.
   Havia dois pontos nevrálgicos onde pequenos grupos de grevistas poderiam paralisar as linhas de ônibus e quase todo o trânsito no eixo Penha - S. Miguel: um no bairro da Ponte Rasa, na Estrada de S. Miguel,(hoje avenida),onde havia uma ponte, na qual, em todas as suas greves, os motoristas de ônibus atravessavam um tronco de eucalipto, fechando totalmente a via e o outro, na confluência da Estrada de S. Miguel, com a Avenida Amador Bueno da Veiga, próximo de onde se localizavam as garagens da duas empresas . A pé, não havia como manter tais pontos liberados.
   Em contato com o Capitão de Permanência ao Quartel General, o então Capitão Angenor Groma, consegui que ele me mandasse um pelotão de cavalaria e, em pouco tempo, liberei o trânsito.
   Estando a situação caminhando para a normalidade  eu me encontrasse em frente à garagem da Empresa S. Miguel, chegou-me um político:
   _Tenente!-Quero falar com o dono da empresa.
   _Ora, isso é problema seu – respondi-lhe.
   _Você sabe quem eu sou.  Sou o Fulano, afilhado de casamento do Governador Jânio..
   Como Aspirante é besta por natureza, retruquei-lhe:
   _E daí? Eu sou o Aspirante Ralph, da Força Pública.
   O político, abespinhado, foi procurar, por conta própria, o dono da empresa e quando tentou iniciar um comício, foi  escorraçado pelos empregados. Os motorista e cobradores da Empresa de Ônibus Vila Esperança, ante a falta de apoio e a promessa de que receberiam os salários à tarde, voltaram ao serviço
   Quando o Capitão chegou para o expediente da Companhia, que se iniciava ao meio dia eu, todo vibrador, contei-lhe da minha "brilhante" atuação. Ele, ficou tão satisfeito com o fato, especialmente porque não fora perturbado no seu sossego, que encaminhou ao Comandante um pedido de elogio para mim.
   Uma semana depois, fui chamado para falar com o Comandante no Quartel do Segundo Batalhão, ainda localizado na Rua Vergueiro, certo que era para conhecer do elogio pedido pelo Capitão.
   _Ralph- disse-me o Comandante em tom seco - passe na secretaria para pegar ofício de apresentação ao BG, pois você foi transferido.
   _Comandante! Por que eu? Dos três Aspirantes que o senhor tem, eu sou o mais antigo, além do que e vou me casar no fim do ano e morar pertinho da Companhia da Penha.
   Isto não vem ao caso. O que você aprontou eu não sei, só sei que recebi ordem para apresentá-lo imediatamente ao B G e não vou discutir a ordem.- o Batalhão de Guardas era a Unidade para onde eram transferidos Oficiais e praças que "aprontavam", sendo ou não má condutas, cuja principal missão era guarnecer as muralhas dos presídios da Capital.
   Tempo depois vim a saber que o Comandante Geral recebera um daqueles celebres "bilhetinhos" do Governador Jânio Quadros, determinando a minha transferência. Aí eu me convenci que o tal político era, realmente, afilhado do Governador e que eu, além de bancar o besta com ele, incorrera em outro grave erro: usara a Cavalaria, da qual o governador tinha ódio, em razão dos "galopes" que levará quando liderava as greves dos motorneiros de bondes, na Praça da Sé.
 Ralph



--

Nenhum comentário:

Postar um comentário