sexta-feira, 10 de julho de 2015

Homenagem do filho ao pai

Discurso de homenagem que o Toninho, filho do CHIARI, prestou ao pai por ocasião das comemorações do dia do Soldado Constitucionalista de 1932, no Ibirapuera, junto ao Mausoleu do MMDC...

Querido Pai, como vai você?

Nesta data tão especial que relata-se a deflagração da Revolução Constitucionalista de 1932, não poderia eu, deixar de lhe fazer uma carta. Mas não é bem por essa data que eu estou aqui, meu querido e amado pai. Externarei e farei algumas ponderações sobre ti que soam de dentro de meu coração.

Primariamente, gostaria de começar falando de você. Acredite, mas não sei por onde começar, é tanta coisa que tenho pra falar que bagunça tudo.
Vou começar falando pelo significado desse fardamento usado por ti durante 35 anos de labuta e forte emprego no combate ao crime. Esse braçal escrito ROTA, que por sinal, o Senhor foi um dos mentores e um dos que se encorajou e FUNDOU essa honrosa Tropa de Elite nos anos 70; essa farda cinza de CHOQUE sinalizando um Batalhão de Forças Especiais, esse símbolo estancado no peito escrito POLICIA MILITAR , essa BOINA PRETA que te deixa mais operacional do que já o é, e essas três ilustres estrelas amarelas no seu ombro; são admiráveis, mas mais admirável ainda é o que vem por trás disso tudo.

Em meados de 1960 o Senhor se preparava para perfilar as tropas da polícia militar e fez um juramento à sua bandeira nacional a sacrificar-se com a própria vida se necessário para salvar qualquer um, a qualquer hora, e em qualquer lugar. Salvar vidas e preservar a segurança de TODOS, da sociedade, sociedade esta que o julga e mal o conhece; esse foi o seu propósito. Incrível, realmente, coisa de herói.

Durante 35 anos de sua vida, o Senhor abriu mão de você, pra dar sua vida em prol da sociedade, e fez isso com muita HONRA, DIGNIDADE E DISCIPLINA. Um exemplo para qualquer trabalhador brasileiro, seja ele de caráter militar ou não. Durante 35 anos, o Senhor abriu mão de dar segurança nem que seja por 12 horas à sua própria família, para dar segurança a INÚMERAS, VARIAS, MUITAS famílias nas ruas de São Paulo.
Durante 35 anos, o Senhor serviu com lealdade sua instituição; fazendo projetos e evoluindo-a da melhor forma possível e imaginável.

Recordo-me até hoje e perco as contas de quantas vezes o SR. CHIARI foi parado por algum desconhecido na rua e questionado: " O Sr. é o Coronel Chiari? " e com um olhar desconfiado porém com muito tirocínio policial respondia com um simples sorriso "Sim." e então lhe diziam: " Trabalhei com o Sr. no 1BPM/M, o Senhor foi o Melhor comandante que tivemos na corporação. " ou então " Chefe, trabalhei com o Senhor no Tobias de Aguiar, foi o melhor comandante que eu tive. Parabéns!".

Pai, perdi as contas de quantas vezes isso aconteceu; e as lágrimas de emoção são indescritíveis como quantas estrelas há no céu. Realmente o Senhor batalhou muito e fez a diferença. Muito suor, muita dedicação, muito esforço, muita disciplina, eis então os resultados, que só podem ser magníficos, como são, afirmo. O Senhor é e sempre será um dos, se não o melhor Comandante que a Instituição Polícia Militar teve ao longo de sua história.

Hoje, talvez, seja a última vez que o senhor veste essa farda que admiro tanto e que o Senhor ostenta com tanto orgulho e competência, e eu não poderia deixar passar em branco, desculpe, tive que fazer algumas ponderações sobre esse acontecimento.

Ocorre que não obstante todas essas alegações, o Senhor durante toda a minha vida foi minha inspiração, e por um segundo se quer, desistiu de mim, pelo contrário, insistiu, batalhou, lapidou-me aos seus moldes com o maior cuidado possível, sempre visando meu futuro, e hoje aqui estou, para dizer o quanto o Senhor é admirado, amado e querido por mim. Sempre foi um HERÓI, não só da sociedade por ter sido um grande e reconhecido COMANDANTE da Polícia de São Paulo, mas HERÓI pra mim, por ser o melhor pai do mundo, o melhor pai que eu podia ter; Deus acertou na MOSCA!!! Disse lá de cima, "Esse aqui vai ser pai desse garotão!"; mal sabia ele que ao te dar o melhor presente do mundo quando nasci, me dava também o melhor presente ao nascer: VOCÊ!

Pai, gostaria eu de poder retribuir metade do que fizestes por mim. Todo o carinho, toda a atenção, todas as brigas, o conforto, a educação, as alegrias e tristezas, todo o esforço empregado único e exclusivamente visando meu melhor. Tenho em ti além de herói, um ídolo. Um ídolo real, em carne e osso, um ídolo que convive comigo todos os dias e que eu posso tocar, amar, beijar e abraçar como a nenhum outro. Por tudo que a tua existência acrescenta e representa pra mim, eis o real significado da frase: Palavras nāo podem descrever o que sinto por você.

Por fim, acima de tudo, gostaria de terminar dizendo um MUITO OBRIGADO POR TUDO! Obrigado por ter sido sempre um pai exemplar; obrigado por ter me proporcionado uma infância feliz, uma adolescência confortável e uma formação repleta de BONS PRINCÍPIOS. Isso tudo está me rendendo alguns pequenos frutos agora, quando começo a depender um pouco mais dos meus esforços do que das ações tomadas por ti e pela mamãe. A vida sempre nos reserva obstáculos inesperados, mas quando se tem um pai companheiro e amigo, coerente e interessado pelo filho, somos capazes de transpôr todas essas armadilhas e seguir adiante.

Leve contigo todo meu amor, carinho e meu sorriso. Estaremos sempre juntos SR. COMANDANTE! Na alegria ou na tristeza, na saúde ou na doença, na riqueza ou na pobreza, prometo sempre meus maiores e sinceros votos de lealdade a ti, meu pai. Falando tudo isso de você, como disse que o faria primariamente, nem preciso falar mais nada, você não acha? Você me inspira!

A seguir, parafraseando esse texto, uma música cuja letra reflete um pouco do que sinto por você.

"Me pareço tanto com você
Olhando dá pra ver
Seu rosto lembra o meu
Desde o primeiro aniversário
O primeiro passo
Sempre pronto pra me defender

Sempre que brigou comigo
Pra eu não correr perigo
Um herói pronto pra me salvar
E com você eu aprendi todas lições
Eu enfrentei os meus dragões

E só depois me deixou voar

Mas eu só quero lembrar
Que de 10 vidas, 11 eu te daria
Que foi vendo você
Que eu aprendi a lutar
Mas eu só quero lembrar
Antes que meu tempo acabe
Pra você não se esquecer
Que se Deus me desse uma chance de viver outra vez
Eu só queria se tivesse você

Pai
Eu sei o tempo é implacável
Afasta nossos corpos
Mas aproxima o coração
O seu nome sempre lembrado
Converso e falo de você sempre na oração

Pai
Foi muito chato crescer
Passei a não ter você contando histórias para eu dormir
Mesmo o mundo querendo me derrubar
Ao meu lado você sempre está

Pra me levantar quando eu cair…

Pai, você diz que me criou para o mundo, mas o meu mundo é você!"

De Pai para Filho.
Te amo muito!!

Antonio Chiari Filho
09/07/2015


--

Nenhum comentário:

Postar um comentário