terça-feira, 15 de abril de 2014

O GRITO DA JUIZA



 Esta proposta tem toda a razão de ser, visto que apresenta fundamentação constitucional, pois brasileiros que vivem de bolsa família são, na verdade,  tutelados pelo ESTADO e da mesma forma que os demais tutelados como índios aculturados, crianças e menores de 16 anos, etc.. não tem direito de votar.
 MW






O GRITO DA JUIZA


O Grito da Juíza! Bolsa Família e outras similares ou Voto de Cabresto?





JUIZA DE CAJAZEIRAS É CONTRA O ?BOLSA-FAMÍLIA? E DIZ POR QUÊ!


 Apenas a título de esclarecimento, aos que respeitam opiniões contrárias, e apenas a esses, é que escrevo agora. Fui alvo de críticas e agressões acerca de minha opinião avessa ao ?Bolsa-Família, programa criado pelo Governo Federal há 10 anos. Grande parte optou por uma justificativa simplista:

         - ?Ah, ela é rica, juíza, elite, fala porque nunca passou necessidades, nunca passou fome...?. Pronto! Essa justificativa encerra a questão e resolve o problema. É uma idiotia de quem nada sabe sobre a vida.

         Apenas a título de informação saibam que não sou rica, nunca fui e nunca serei. Meu salário é bom, e com ele, se Deus quiser, nunca passarei fome nem necessidade, mas lutei por ele; e como lutei! Sofri, estudei, trabalhei e lutei, repita-se. Mas isso é outra estória que em outro momento, se interessar a alguém, posso contar.

  Aquele final de semana retrata exatamente um dos fatores que me levam a formar a opinião que tenho. Um simples ?boato? de que o ?Bolsa-Família? iria acabar, foi suficiente para causar um caos em várias agências da Caixa Econômica Federal. Uma pessoa me disse que teve que pedir dinheiro emprestado para sair do seu sítio para receber o ?bolsa-família?, ?antes que acabasse?...

         A pergunta é: de que viveriam essas pessoas, se o ?bolsa-família acabasse? A minha resposta: passariam ainda mais fome do que tinham quando começaram a recebê-lo. E sabem por quê? Porque agora, com a certeza do ?benefício?, do óbolo, elas não se propõem mais a trabalhar, ou a estudar e se profissionalizar. Enfim. Estão escravizados à merreca que recebem, como qualquer dependente químico da droga que consomem.

         É a isso que me oponho. pois quando esse ?programa social? foi implantado, a situação das pessoas era caótica, lastimável. Hoje elas estão sendo tratadas como inúteis, como incapazes, com a única serventia de massa de manobra eleitoral! A partir do momento em que se implanta um ?programa assistencialista? como esse, sem uma política paralela de reestruturação, de capacitação para o restabelecimento de condições de trabalho, de autossustento, enfim, de busca por uma atividade que traga um mínimo de independência como contrapartida pela ajuda oferecida pelo estado, ou esse estado passa a considerar essas pessoas como não tendo capacidade alguma para tal ou, simplesmente, não se está querendo ajudar, mas tão somente escravizar, ou seja, obter delas a única coisa de valor que têm a oferecer: o seu voto ? e a preço módico. É no que acredito.
 Segundo a ONU, o ?bolsa-família? ? que antes era chamado de ?bolsa-escola? e exigia a contrapartida das crianças e adultos analfabetos estarem cursando o ensino fundamental ? rendeu muita popularidade e votos, mas as DESIGUALDADES continuam elevadas e os progressos obtidos são pífios.

         Como programa de caráter EMERGENCIAL, o ?Bolsa-Família? foi importante, mas onde está a tão decantada ?inclusão socioeconômica? sustentável dos seus beneficiários?

         O saudoso Luiz Gonzaga já dizia em uma de suas canções, de composição com Zé Dantas:

         ? ?Seu Doutor, uma esmola para o homem que é são, ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão...?.

A Coordenadora do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil afirmou que, da forma que o programa funciona, não tem sido útil para ela identificar e retirar as crianças do trabalho e que esse programa não tem impacto nenhum na redução do trabalho infantil.


         O programa existe há dez anos e pouquíssimo foi mudado na vida dessas pessoas. O que foi feito de efetivo para reestruturar essas famílias?



         Visitem as casas dessas pessoas e me digam o quanto mudou! Enquanto apresentam índices de redução de evasão escolar, em razão do que era o ?Bolsa-Escola?, os adolescentes que passam hoje pela Vara que ocupo não sabem a data de seus nascimentos, não sabem o seu nome completo, não sabem o nome de seus pais e, pasmem, não tem a menor ideia de seus endereços. Que noção de civilidade esses meninos tem? Esses mesmos meninos que agora estão querendo jogar na prisão!?!

         O ?bolsa-família não dignifica. Escraviza. Vicia no ócio. É o que acho.

         As pessoas se tornam escravas da vontade política e não formadoras dessa vontade. E isso para mim é um FAZ-de-CONTA, sim.

         Defender a redução da maioridade penal é um exemplo disso. Defender a pena de morte também. Fazem de conta que isso vai resolver a criminalidade, mas não vai.

         Da mesma forma que fazem de conta que cumprem o ECA, que existe há mais de vinte anos, não o cumprem. Nunca o cumpriram.

         Como eu posso cobrar algo de alguém a quem eu nunca dei a chance que produzisse esse algo? As pessoas não podem viver de esmolas. Precisam aprender a andar com as próprias pernas e precisam saber que isso é da responsabilidade delas também.

         Vejo mulheres jovens e saudáveis pedindo dinheiro nas ruas. Cada uma com seus três ou quatro filhos. Mas nenhuma pede um emprego. Por quê?

         Os senhores tem ideia de quantos cartões desse programa estão nas famosas ?bocas de fumo??

         Vejo homens jovens e saudáveis nas portas dos bares ou papeando nas esquinas em pleno dia da semana. Porque não estão trabalhando?

         Qual o trabalho que as políticas públicas oferecem ou a simples, mas fundamental capacitação para eles?

         É certo que existem alguns programas profissionalizantes. Mas são tímidos, limitados, e não recebem a milésima parte do investimento que o programa de ?caridade? gasta, com essa barganha evidente to ?toma lá e dá cá o seu voto?.

         Não sou contra partido político algum. Sou contra políticas públicas inúteis, mal intencionadas e danosas ao futuro da nossa gente e nação. Sou e serei sempre.

         Respeitem a minha opinião. Discordem dela, mas a respeitem. E não sejam tão simplistas assim. As coisas não são simples e não podem ser ?explicadas? dessa forma populista e demagógica como tem sido a prática dos governos na última década, principalmente por quem não me conhece.

         O homem precisa ser dignificado e não escravizado ou comprado por aparentes favores de seus governantes. As pessoas continuam sofrendo com a seca... Absolutamente TODAS AS PESSOAS, TODOS OS ANOS, HÁ DÉCADAS. E o que foi feito da política de irrigação, da política que permaneça que se perpetue e que de fato transforme a vida do sertanejo do nordeste, onde ? todo mundo sabe, menos o governo ? a água está no subsolo e não na superfície?

         Não precisamos disso. Somos inteligentes e capazes. Temos força e vontade de trabalhar. Só precisamos de oportunidades e onde elas estão? Onde está a água das chuvas do ano passado?

         Aos que apenas me agrediram gratuitamente, fico com a dor que me causaram e com o consolo de que o tempo cura quase tudo. Aos que perderam alguns minutos de suas vidas para lerem essa minha resposta, agradeço a atenção.

         Que Deus esteja conosco!

Cajazeiras ? PB, 26 de maio de 2013.
Adriana Lins de Oliveira Bezerra
Juíza de Direito, Eleitora, e Cidadã


__._,_.___










Nenhum comentário:

Postar um comentário