terça-feira, 8 de outubro de 2013

Protestos de Professores

07/10/2013 - 21h22

São Paulo e Rio têm noite de violência após protestos em apoio a professores

AFONSO BENITES
DE SÃO PAULO
LUCAS VETTORAZZO
FABIO BRISOLLA
DO RIO

Ouvir o texto

Em um dos mais violentos protestos desde as manifestações de junho, São Paulo e Rio de Janeiro registraram confrontos com a polícia e atos de vandalismo na noite de hoje.

Em São Paulo, um grupo de pessoas encapuzadas usou paus, pedras e até marretas para depredar as vidraças e caixas eletrônicos de ao menos cinco agências bancárias da região central. A maioria dos integrantes era adeptos da tática 'black bloc' (que defendem protestos violentos) e participava de manifestações iniciadas na avenida Paulista e no Theatro Municipal, em apoio à greve na USP e dos professores no Rio de Janeiro.

No Rio, após duas horas de passeata pelo centro também em apoio aos professores, grupos de 'black blocs' desafiou policiais militares junto à Câmara Municipal.

Marcha dos professores no Rio de Janeiro

 Ver em tamanho maior »
Diana Brito/Folhapress
Anterior Próxima
Loja da Nextel foi totalmente destruída por vândalos durante protesto no centro do Rio Leia mais

Por volta das 20h, cerca de cem 'black blocs' começaram a jogar coquetéis molotov e bombas caseiras em direção ao prédio da Câmara. Vidraças foram quebradas, e o grupo tenta invadir o prédio. Funcionários usavam extintores para apagar as chamas na lateral do Legislativo municipal.

Após o início do tumulto, professores deixaram a Cinelândia por não concordarem com o protesto violento.

A violência, porém, continuou. Manifestantes incendiaram um ônibus e o Clube Militar, ambos no centro do Rio. Coquetéis molotov também foram atirados contra o prédio do Consulado dos EUA. O edifício Serrador, onde fica a sede da EBX, holding do empresário Eike Batista, teve a vidraças quebradas por pedras.

SÃO PAULO

No centro da capital paulista, os manifestantes viraram um carro da Polícia Civil na avenida Rio Branco, próximo à rua Aurora. O veículo faz parte da frota do 3º DP (Campos Elíseos).

Protesto em São Paulo

 Ver em tamanho maior »
Eduardo Anizelli/Folhapress
Anterior Próxima
Manifestantes protestam na praça da República, no centro, durante ato convocado em apoio a professores

Nas avenidas Ipiranga e Rio Branco, foram destruídas três agências do Santander, uma do Itaú e uma do Bradesco. Um McDonald's da avenida Ipiranga também foi invadido e depredado. Em um Habbib's na mesma via, os manifestantes jogaram uma bomba e ainda roubaram um extintor.

O grupo deixou um rastro de destruição por onde passou. Sacos de lixo foram amontoados e incendiados em diversas vias do centro da cidade. Os 'black blocs' reviraram lixeiras e até tentaram roubar um colchão de um mendigo para atear fogo, mas foram impedidos pelo morador de rua.

A entrada do metrô República foi parcialmente fechada após tentativa de invasão dos manifestantes.

Em São Paulo, manifestantes também apoiavam a greve de alunos da USP, que defendem eleições diretas para a escolha do novo reitor da universidade.


--

Nenhum comentário:

Postar um comentário