segunda-feira, 14 de outubro de 2013

O Zorro



Cavaleiro Solitário ou Zorro
Por
Robert Tamasy

Algumas vezes ouvimos que, "A vida é uma maratona e não uma corrida de curta distância". Muitos apresentam-se bem numa corrida curta, em que mesmo uma pessoa lenta pode liderar. Mas uma vida bem sucedida não se mede em minutos ou horas, dias ou semanas, mas em anos. Bom começo, não garante bom final. 
 
Comparar a vida a uma maratona deixa a desejar em um aspecto. Nesta os corredores competem sozinhos, perseverando e avançando apesar do cansaço, pela alegria de alcançar a linha de chegada... sozinho. Mas na vida real ninguém alcança nada sozinho, especialmente o sucesso. Executivos festejados, médicos realizadores, inventores notáveis, atletas e artistas famosos tiveram visões e sonhos, trabalharam duro para refinar suas habilidades e talentos. Mas todos precisaram de ajuda ao longo do caminho.  
 
Um antigo programa popular de TV ("The Lone Ranger"  - Cavaleiro Solitário ou Zorro), apresentava a cruzada solitária de um indivíduo contra o crime, determinado a fazer justiça sozinho, com seu fiel companheiro, Tonto. Zorro, entrava numa cidade, enfrentava e vencia os criminosos. Da mesma maneira repentina, partia sem dizer adeus, deixando todos admirados: "Quem era o homem mascarado?" 
 
Tentar alcançar sucesso como "cavaleiro solitário"  no mundo empresarial e profissional é receita certa para fracasso. Todos precisam de suporte, estímulo, ajuda dos mais experientes e dos que têm especialidades diferentes das nossas para atingir seus objetivos. A Bíblia fala muito a este respeito:
 
Força em número. Equipes de trabalho e suporte mútuo são marcas de qualquer empreendimento bem sucedido. "É melhor haver dois do que um, porque duas pessoas trabalhando juntas podem ganhar muito mais. Se uma delas cai, a outra a ajuda a se levantar. Mas, se alguém está sozinho e cai, fica em má situação, porque não tem ninguém que o ajude a se levantar... Uma corda de três cordões é difícil de arrebentar" (Eclesiastes 4.9-12). 
 
Nitidez no foco. Assim  como as lâminas de duas facas podem ser afiadas pelo atrito de uma contra a outra, as pessoas também podem "afiar-se" uma à outra ao trabalharem juntas, o que geralmente resulta em uma fricção criativa e construtiva. "Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro" (Provérbios 27.17). 
 
Diversidade na capacitação. Cada um de nós possui habilidades e talentos exclusivos. Somando-os e trabalhando juntos podemos realizar muito mais do que sozinhos. "Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos" (1Coríntios 12.4-6). 

--

Nenhum comentário:

Postar um comentário