sábado, 2 de julho de 2016

CNH e documentos dos veículos mudam a partir de 2017

CNH e documentos dos veículos mudam a partir de 2017

24/06/2016

Conforme as Resoluções nº 598 e nº 599 publicadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Conatran) no Diário Oficial da União, a partir de janeiro de 2017 a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o Certificado de Registro de Veículo (CRV) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) terão novo design. Sem custo adicional, a nova versão busca aumentar a segurança e evitar falsificações.

Além de apresentar um novo layout, os documentos terão mais dispositivos de segurança, como elementos em relevo, microimpressão e guilhoche (tarjas com padrões geográficos minúsculos que perdem definição em reproduções não oficiais). Além disso, dispõem de código QR para leitura, o que possibilita aos agentes consultarem o documento de forma rápida por meio de um aplicativo instalado no celular.

De acordo com o coordenador geral de Informatização e Estatística do Denatran, Rone Evaldo Barbosa, a alteração é importante para evitar novos tipos de fraude. Os documentos novos apresentam cerca de 10 itens de segurança a mais do que o modelo usado hoje e devem trazer mais agilidade ao trabalho de fiscalização.

A substituição do documento deverá ser gratuita e acontecerá de forma gradativa, no momento de emissão, renovação ou substituição dos documentos em caso de perda ou roubo. Com a decisão, o Conatran espera que fraudes contra seguradoras, clonagens de veículos e evasão fiscal sejam combatidas.

Fonte: Revista Auto Esporte.

--

Nenhum comentário:

Postar um comentário