Escrito por Rosimeri Bruno Lopes
Esse artigo tem como objetivo descrever as diferenças entre ética e moral bem como fazer uma breve análise da Ética na clínica psicanalítica, considerando o Psicanalista na relação consigo mesmo, a sua relação com seus pacientes, a sua conduta como Profissional repensando a sua relação com a Sociedade. Acreditamos que a ética é o que possibilita legitimar a Psicanálise dando-lhe significado. [...]
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Escrito por Benjamim da Silva Amorim
O presente trabalho pretende verificar como a Abordagem Centrada na Pessoa poderá contribuir com a Psicopedagogia, procurando conhecer a história da Psicopedagogia no Brasil e de seus pressupostos. A Psicopedagogia é uma área científica recente e ainda busca uma teoria para fundamentar sua prática, que vem sendo aplicada com resultados bastante efetivos. Desenvolvida a partir de diversas outras áreas do conhecimento, tem sua base principal na Pedagogia e na Psicologia, e como objetivos compreender a construção do conhecimento com todos os fatores que a influenciam, facilitando o aprendizado e identificando o que impede o sujeito de aprender. Porém, este é um conceito novo e só através do estudo da história da Psicopedagogia pode-se entender como ocorreu a evolução desta área. [...]
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Escrito por Danielle de Paiva Santello e Michele Cristina Zaith
O objetivo do psicólogo no campo institucional é o da psico-higiene, contribuindo para promoção da saúde e do bem estar da instituição e seus integrantes. Através deste estudo foi possível discorrer sobre o papel do psicólogo no atendimento no setor ambulatorial. Este estudo foi realizado a partir de atendimentos ambulatoriais, realizado por estudantes de Psicologia da Universidade Guarulhos e da Faculdade Metropolitana Unida (FMU), na Instituição C.A.C.M. em São Paulo. Foram abordados neste trabalho alguns conceitos, como o da Psico-Higiene e Intervenções Clínicas Breves e Pontuais, neste artigo, apresentamos a regra das localizações funcionais nas instituições disciplinares, e como ainda estas regras influenciam as instituições no dia de hoje. [...]
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Escrito Irenilde Silva Bizzotto e Paulo César Ribeiro Martins
Esse artigo visa estudar a relação entre as doenças psicossomáticas e o câncer de mama. Desse modo, evidenciou-se que apesar de muitos estudos serem desenvolvidos sobre o corpo e mente, ainda falta de conhecimento sobre o assunto. WINNICOTT em 1949, falou do erro em que os médicos apenas observam o lado físico do paciente e desprezam as desordens psicossomáticas que ocorrem no cérebro do indivíduo. É certo afirmar que a Psicossomática tem seu reduto na Psicanálise.[...]
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Escrito por Elzeni Damasceno Souza e Tarcísio Pereira Guedes
O presente artigo revisa a construção histórica do psicólogo escolar desde o período colonial até a contemporaneidade no Brasil, com intuito de identificar as principais dificuldades de atuação encontradas nesta área. Para tanto se torna pertinente abordar algumas teorias que foram marcantes neste processo como a patologização do fracasso escolar e a teoria da carência cultural. À luz de uma visão dialógica da teoria da complexidade de Edgar Morin revisita cada período com um olhar pautado na complexidade do ser humano sem desprezar a sua condição biopsicossocial e apresenta propostas de uma atuação inovadora que supere os equívocos cometidos na psicologia escolar com o propósito de uma prática transformadora comprometida com o sujeito produto e produtor de sua história de forma integral. [...]
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