quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Materia publicada no site www.averdadesufocada.com em 30/01/2013

 
 
 
 
  
 
Materia publicada no site www.averdadesufocada.com em 30/01/2013
30/01/13 - Tributo ao Tenente Alberto Mendes
30 de janeiro de 2013
 
Um verdadeiro herói
Pela editoria do site www.averdadesufocada..com
Nos dias 16/04/70 e 18/04/70 foram presos no Rio de Janeiro, Celso Lungaretti e Maria do Carmo Brito, ambos militantes da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), uma das organizações comunistas que seguia a linha cubana. Ao serem interrogados os dois informaram que desde janeiro/70, a VPR, com a colaboração de outras organizações comunistas, instalara uma área de treinamento de guerrilhas, na região de Jacupiranga, próxima a Registro, no Vale da Ribeira, no Estado de São Paulo, sob o comando do ex-capitão do Exército, Carlos Lamarca.
Texto completo
 
30/01/13 - O nome da culpa
30 de janeiro de 2013
 Zuenir Ventura 
O Globo - 30/01/2013  
No Brasil, as tragédias anunciadas ou previsíveis ocasionadas por descaso e imprevidência recebem todas o mesmo nome: fatalidade. Assim são classificados as chuvas e os desabamentos que matam centenas de pessoas a cada verão, assim também foi qualificado o incêndio da boate de Santa Maria por seus donos. Em nota, eles afirmam "a bem da verdade" que a empresa estava em "situação regular", com o "sistema de proteção e combate contra incêndio aprovado pelo Corpo de Bombeiros". Se estava tudo bem, nada fora de ordem, se as normas de segurança eram rigorosamente cumpridas, é fácil atribuir a responsabilidade à "fatalidade".
 
30/01/13 - A dor que não passa
30 de janeiro de 2013
Edson Luiz 
Correio Braziliense - 30/01/2013  
A morte de pelo menos 231 jovens traz dois tipos de sentimento nas pesquisas. Um deles é a dor, indescritível. O outro é a revolta contra aqueles que podiam ter impedido mais essa tragédia que acabou com os sonhos de rapazes e moças que só queriam se divertir e acabaram perdendo a vida. Tudo poderia ter sido evitado. Se o poder público estivesse mais presente, fiscalizando, de modo preventivo, tanta gente, incluindo quem nem estava lá, não teria a vida arrasada pelo incêndio, que levou seus entes queridos. Cenas que o Brasil não quer ver mais.
 
30/01/13 - A cobiça cega e, o Estado surdo
30 de janeiro de 2013
José Nêumanne
O Estado de S. Paulo - 30/01/2013
 
O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), resultou da associação perversa e criminosa da cobiça cega de um capitalismo de vale-tudo, sem código de conduta nem esteio moral, com um Estado estroina, corrupto, incompetente e incapaz de garantir ordem, paz, segurança pública, a vida e a integridade física de seus cidadãos.
Não se trata de um fenômeno exclusivo do subdesenvolvimento endêmico do qual países emergentes como o nosso parecem nunca sair, principalmente no que concerne ao espírito e às mentalidades.
O mundo inteiro foi assaltado pela brutalidade da busca incessante da fortuna fácil e do desprezo ao trabalho e à conduta moral que deveria reger a vida em sociedade neste século 21, depois da visita à Lua e do telefone portátil, que conecta seu usuário com as notícias do dia, as cotações do mercado de capitais e as manifestações mais escabrosas da miséria humana.
 
30/01/13 - A tragédia de Santa Maria
30 de janeiro de 2013
Omissão da prefeitura e bombeiros é investigada
"Não poderia funcionar"
Flávio Ilha e Sérgio Roxo
O Globo - 30/01/2013
 
MP e Polícia investigam se houve omissão ou falha de prefeitura e Corpo de Bombeiros
Santa Maria (RS) A Polícia Civil do Rio Grande do Sul ficou convencida ontem de que a boate Kiss, destruída por um incêndio na madrugada de domingo que causou 234 mortes, apresentava uma série de irregularidades e não poderia estar funcionando. Simultaneamente, o Ministério Público abriu inquérito para apurar falhas na fiscalização e se houve falha ou omissão de agentes públicos da prefeitura da Santa Maria e do Corpo de Bombeiros.
 
30/01/13 - MP vai investigar bombeiros e fiscais após tragédia no RS
30 de janeiro de 2013
Promotores apuram improbidade de agentes da prefeitura e de bombeiros
Autor(es): Diego Zanchetta
O Estado de S. Paulo - 30/01/2013
 
Promotoria apura por que boate funcionava sem alvarás; prefeito culpa corporação e proíbe festas por 30 dias
O Ministério Público Estadual abriu inquérito para investigar se houve improbidade administrativa de funcionários da prefeitura de Santa Maria (RS) e dos bombeiros na fiscalização da boate Kiss. A casa estava sem alvará de funcionamento da prefeitura desde 31 de março e sem permissão dos bombeiros desde 14 de agosto.
Uma fiscalização foi feita em abril, mas a construção de um anexo de 234 metros quadrados, erguido sem área de escape, não foi informada pelos fiscais ao governo municipal.
Para o promotor do caso, há "evidências claras" de que houve falha na fiscalização.
 
30/01/13 - Tragédia em Santa Maria
30 de janeiro de 2013
Jogo de empurra 
Helena Mader
Correio Braziliense - 30/01/2013  
A revolta
A tristeza começa a ceder lugar à indignação em Santa Maria (RS). Em meio ao jogo de empurra entre a prefeitura, o Corpo de Bombeiros e o governo gaúchos, 300 pessoas fizeram protestos em frente à delegacia da cidade. O número oficial de mortos no incêndio subiu para 234, e há ainda um paciente com morte cerebral. Segundo a polícia, a banda utilizou sinalizador mais barato, não indicado para ambientes fechados.
Empresários e autoridades correm para se eximir da culpa e repassam para terceiros a responsabilidade no incêndio na madrugada de domingo
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário