domingo, 21 de junho de 2015

Polícia Militar encontra dispositivo para golpe em caixa eletrônico

20/06/2015 20h35 - Atualizado em 20/06/2015 20h35

Polícia Militar encontra dispositivo para golpe em caixa eletrônico

Objeto estava em um caixa eletrônico na Zona Noroeste de Santos. 
Policiais militares explicaram como funciona esse tipo de golpe.

Do G1 Santos

A Polícia Militar apreendeu, na tarde deste sábado (20), um dispositivo utilizado por criminosos para aplicar goples em caixas eletrônicos em 
Santos, no litoral de São Paulo.
De acordo com as informações da Polícia Militar, o dispositivo foi encontrado em uma agência bancária na avenida Nossa Senhora de Fátima, por volta das 15h. Os policiais militares aproveitaram a oportunidade para fazer um vídeo e explicar como funciona esse tipo de golpe.
Os criminosos colocam o dispositivo no caixa eletrônico na entrada do cartão bancário. Quando o cliente insere o cartão no caixa eletrônico parece que ele fica retido na máquina e não tem como retirá-lo. A tela do caixa mostra uma mensagem dizendo que o cartão está preso na leitora e é preciso ligar para o banco. Porém, o número de telefone disponibilizado é falso. Uma mulher atende a ligação e pede a senha para bloquear o cartão. Após realizar os procedimentos sugeridos pela atendente o cliente vai embora. Logo depois, o criminoso entra na agência bancária, retira o dispositivo do caixa eletrônico e consegue ter acesso ao cartão do cliente.
A Polícia Militar orienta que, neste caso, o cliente não aperte a tecla 'anula' ou 'cancela' e entre em contato com o banco utilizando o telefone da cabine da agência para comunicar o fato. Se ele não estiver funcionando, pode ser indício de tentativa de golpe. A Polícia orienta não utilizar telefones de desconhecidos para se comunicar com o banco, pois as informações ficarão registradas na memória do aparelho, além disso poderá não estar falando com representante do banco. O cliente que desconfiar de algo pode acionar o 190 da Polícia Militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário