domingo, 21 de setembro de 2014

Dez bibliotecas com acervo digital gratuito




   Caros Amigos da CBB
  
      Aos que se interessam por ler e não têm tempo de ir até uma Livraria para comprar uma boa obra literária . . .
        Abraços Fraternais a Todos
      
          Sidney Braga
_____________________________________________________________________
   

Dez bibliotecas com acervo digital gratuito

Por iG São Paulo
Texto

Veja como acessar conteúdo nacional e estrangeiro em endereços com acesso gratuito e acervo valioso

Thinkstock/Getty Images
Acervo online oferece uma infinidade de materiais de consulta e aprofundamento

Só quem nasceu antes da internet - e não faz tanto tempo assim, já que a rede ganhou popularidades nos anos 2000 - sabe como era o mundo antes que o conhecimento estivesse à distância de um clique.
Para fazer uma simples pesquisa sobre D. Pedro 2º para a aula de história, por exemplo, era preciso ir à biblioteca, encontrar a seção destinada ao tema, olhar sumário por sumários dos livros e, após isso, selecionar qual conteúdo seria adequado.
Hoje, tanto a biografia de D. Pedro 2º como os livros de Sheakspeare ou raridades estão acessíveis sem custo algum na rede. Selecionamos dez endereços digitais com acervo digital gratuito. Veja:
Projeto Gutenberg
É a mais antiga biblioteca digital do mundo, tendo sido criada em 1971 por um estudante da Universidade de Illinois (EUA). Trata-se de um projeto colaborativo, desenvolvido com a ajuda de voluntários em todo o mundo, que reúne obras em domínio público digitalizadas, para serem “baixadas” gratuitamente. A maior parte do acervo é composta por livros de literatura, mas outros tipos de obras também estão presentes (como livros de referência e periódicos). Há obras em diversas línguas, inclusive o português. Há também uma versão da página em português.
Many Books
Oferece livros que são de domínio público ou que tiveram seus direitos cedidos pelos detentores legais para que fossem disponibilizados no site. Há desde os livros clássicos (como Shakespeare) até os mais contemporâneos. Em diversas línguas, inclusive o português.
Biblioteca Digital Mundial
O projeto é fruto da colaboração entre a Biblioteca do Congresso dos EUA, a UNESCO e parceiros por todo o mundo. Foi lançado em 2009 e visa incluir acervos de todo o mundo. Podem ser incluídos, manuscritos, mapas, livros raros, partituras, gravações, filmes, gravuras, fotografias e desenhos arquitetônicos, entre outros.
Há documentos, por exemplo, que datam de séculos a.C. Pode-se fazer uma pesquisa por período, lugar, tema, tipo de item e instituição contribuinte. Qualquer biblioteca, museu, arquivo ou outra instituição cultural que tenha conteúdo histórico e cultural interessante poderá participar. Utiliza plataforma em diversos idiomas.
http://www.wdl.org/pt/
Brasiliana USP
Esta biblioteca digital é fruto da doação do acervo pessoal do bibliógrafo José Mindlin e sua esposa Guita para a Universidade de São Paulo, que também está materializada na forma de uma biblioteca localizada no campus da USP. Há livros, mapas e imagens em domínio público. Em português.
http://www.bbm.usp.br
Biblioteca Digital de Obras Raras e Especiais
Reúne e disponibiliza a íntegra digitalizada de livros considerados raros (levando em conta o valor histórico, a antiguidade e a não existência de outras impressões ou edições), e que estão localizados nas unidades da Universidade de São Paulo.
http://www.obrasraras.usp.br
Biblioteca Digital do Museu Nacional
Disponibiliza itens do acervo de obras raras da Biblioteca do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Essas coleções formam um patrimônio de referência nas áreas de ciências naturais e antropológicas. Os arquivos podem ser baixados através desta página e suas versões em altíssima resolução estão disponíveis para acesso em terminais da instituição.
http://www.obrasraras.museunacional.ufrj.br
Biblioteca Virtual da América Latina
Desenvolvida pela Fundação Memorial da América Latina, localizada na cidade de São Paulo, com apoios da FAPESP, tem como objetivo disseminar informação e conhecimento sobre a América Latina, nos aspectos das humanidades, ciências e artes produzidos pelo Memorial da América Latina.
http://www.bvmemorial.fapesp.br
Biblioteca Virtual de Direitos Humanos da USP
Criada pela Comissão de Direitos Humanos da Universidade de São Paulo. Oferece acesso a materiais relativos à defesa e à promoção dos Direitos Humanos no Brasil. São abrangidos textos de Direitos Humanos elaborados, aprovados e proclamados pelos organismos internacionais e ratificados pelo governo brasileiro, todos em português.
http://www.direitoshumanos.usp.br
Biblioteca do IBGE
A Biblioteca do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE possui um vasto acervo de monografias, mapas, publicações, fotografias, cartazes e demais conteúdos relacionados à documentação territorial do Brasil, assim como a própria produção da instituição.
Em Periódicos RBG e RBE, pode-se acessar o conteúdo das duas revistas publicados pelo IBGE: a Revista Brasileira de Geografia (de 1939 a 1995) e a Revista Brasileira de Estatística (de 1940 a 2000).
http://biblioteca.ibge.gov.br
Projeto Livro Falado
Proporciona o acesso às obras por pessoas com deficiência visual. O acervo conta com livros em formato de áudio do Ziraldo, João Cabral de Melo Neto, Jorge Amado, Pedro Bandeira, Sylvia Orthof, Sonia Junqueira e outros autores.
http://www.livrofalado.pro.br




--

Nenhum comentário:

Postar um comentário