O apresentador José Luiz Datena negociou ao vivo, em seu programa, na Band, com um homem que mantinha a família em cativeiro, numa casa em Diadema, na Grande São Paulo. Por mais de 20 minutos, conversou por telefone com o homem, chamado Joel, que ameaçava a mãe e a mulher com uma faca.
"Sou contra esse tipo de coisa", disse Datena. "Mas a polícia pediu e eu percebi que era um cara de bem". Procurando tranquilizar o sequestrador, o apresentador disse que acompanharia o seu caso, depois que ele liberasse as reféns. Em diversas ocasiões, Datena frisou que só aceitou o papel de negociador para atender a um pedido da polícia.
A transmissão do caso levantou a audiência do "Brasil Urgente". No momento de maior pico, alcançou 9 pontos no Ibope, deixando o programa em segundo lugar, atrás apenas da Globo. Na véspera, a média de audiência foi de 5 pontos. Cada ponto equivale a 60 mil residências na Grande São Paulo.
Solucionado o sequestro, Datena pediu para deixar o programa, afirmando que estava esgotado. E repetiu mais de uma vez que era contra agir como agiu. "Fiz uma coisa que normalmente não faço e isso me custou muito caro. Estou me sentindo muito mal", afirmou ao passar o bastão para Marcio Campos.
"É uma carga emocional muito grande. Quando eu digo que é difícil fazer esse programa, ninguém acredita. Vocês vão me desculpar porque é uma coisa que eu realmente não faço. Eu preciso deixar o programa. Não estou me sentindo muito bem", acrescentou Datena
A negociação foi dramática. "Você tem que confiar no seu amigo aqui. Você tem que confiar em mim como eu estou confiando em você", disse Datena. "A responsabilidade é toda sua, Datena", respondeu Joel, a certa altura.
Joel se apresentou como mestre de obras. "Assisto seu programa. Sou seu fã", disse a Datena no início da conversa. "Joel é o nome do meu filho", respondeu o apresentador, iniciando a negociação. "Não sou marginal, Datena", disse ele. "Eu sei, Joel", respondeu.
Consciente da gravidade da situação em que se envolveu, Datena mais de uma vez disse ao sequestrador: "Eu coloquei em risco a minha carreira". Também se explicou: "Tô falando porque senti que você é um cidadão honesto, de bem. Se não, você vai me deixar numa situação muito ruim", pediu.
Em um momento, o sequestrador disse que temia "virar estatística", ao que Datena o assegurou: "Não vou deixar virar estatística. Estou te prometendo que vou acompanhar o seu caso. Só te peço, pelo amor de Deus, que você saia daí".
Joel também manifestou preocupação com a polícia de Diadema. Disse que não queria se entregar a policiais da cidade. Para assegurá-lo, Datena pediu à câmera da Band que mostrasse a placa do carro da policia presente no local. Era de São Paulo. "Está vendo?", perguntou Datena ao sequestrador, que estava acompanhando o próprio caso pela TV.
Em diversos momentos, no esforço de convencer Joel a se entregar, Datena apelou para a religião. "Vamos sair com a mamãe e a irmãzinha. Ouça sua mãe que é Deus que está falando através dela", disse ao sequestrador.
Veja o vídeo com o desfecho do caso:
Atualizado às 20h30: conversei com Datena, que disse: "Me arrependi profundamente de fazer aquilo".
Tags: Band, brasil urgente, josé luiz datena, negociação, sequestro
Comentários 104
Comentar com:
- Perfil UOL
Sair
-
Bil_
45 minutos atrás
Não sou contra a atitude do Datena, pois foi a prórpia políca quem PEDIU a ele, e sobretudo porque no fim das contas, deu certo. Agora a polícia solitar que um apresentador de TV seja negociador com um "sequestrador", é MUITA imcompetência e AMADORISMO! Quem é o culpado? seria os governandes por não formarem bem seus policiais? Acho que sim.
- Responder
- 0
- Denunciar
- Deletar
Brazuca gostoso
2 horas atrás
Foi um caso de extrema urgência,,,,nessa o Datena tá livre.
- Responder
- 0
- Denunciar
- Deletar
ede20
2 horas atrás
DATENA, VC FEZ UMA BOA AÇAO, NAO TEM PORQUE SE ARREPENDER DISSO DEU CERTO E PRONTO.
- Responder
- 0
- Denunciar
- Deletar
ok!!!
10 horas atrás
É isso ai Datena,lhe pediram ajuda,e tú fez sua partee muito bem!!é isso que importa... Agradeça a DEUS por ter dado tudo certo,isso é o que importa,Parabens...
- Responder
- 0
- Denunciar
- Deletar
Thiago Silva
12 horas atrás
Srs., o Datena foi "envolvido", ou aceitava o pedido do Coronel ou Arregava! Se coloquem no lugar seu bando de b a b a c a s e criticos r i d i c u l o s, se fosse a xuxa estariam elogiando! Se liguem galera: ele arriscou sua carreira (e olha que não gosto dele) mas é inegável, que possui uma história, independente do carater dele, ou se ninguém gosta dele, o tal JOEL ai é fã dele, e ele (Datena) foi responsável pela salvação daquela família. Se fosse sua mãe que estivesse lá, estariam elogiando ele. H i p o c r i t a s, não sabem elogiar o bom futebol do time adversário? Vocês que estão mostrando que m e r d a é o Brasil, não ele ou a policia.
- Responder
- 3
- Denunciar
- Deletar
MARCO ANTONIO
12 horas atrás
a polícia esta indo de mal a pior, deveriam exonerar a bem do serviço público este coronel que trocu um profissional por um pseudo jornalista comediante!
- Responder
- 1
- Denunciar
- Deletar
Lucio Guimarães
13 horas atrás
Já não basta a morte da Eloah por culpa da Sonia Urubão? Agora o Datena quer entrar na dança da matança???
- Responder
- 0
- Denunciar
- Deletar
Christiano Jose Jabur
11 horas atrás
Ele não entrou nessa porque quis. Ele não se ofereceu porque quis, ao contrário da Sônia Abrão que ligou para o Linderberg por conta própria, sem autorização da polícia. O Datena atendeu a um pedido do coronel e sem tempo nem de pensar sobre se aceitava ou não, pois o programa era ao vivo. Se ele não tivesse aceito, o cara poderia até ter matado a mãe e a irmã, o que, graças a Deus, não aconteceu. Só depois ele foi pensar no que tinha feito e viu que não deveria ter aceitado falar com o cara. Eu no lugar dele não teria aceitado, pois não teria aceitado, pois não teria cabeça para negociar com o cara. Talvez acabaria até piorando a situação. Mas pelo menos o Datena conseguiu com que o cara se integrasse e libertasse as reféns ilesas. Nesse ponto ele se saiu bem. Ao contrário da Sônia Abrão que só ajudou a piorar o caso da Eloá. E naquele caso, jornalistas da Globo e da Record também ligaram pro Lindenberg. A Sônia não foi a única culpada no caso.
- 1
- Denunciar
- Deletar
Tiago Romero
13 horas atrás
O Datena arranjou um amigão agora, será que ele vai cumprir suas promessas que fez para o sujeito? QUero ver ele indo na igreja com o homem... rsrs
- Responder
- 0
- Denunciar
- Deletar
bozo
13 horas atrás
agora que a policia comprovou que é realmente imcompetente , pois pediu ajuda para o Datena , sendo que ele não trabalha para a policia e sim é um jornalista da rede bandeirantes,então ele não se intrometeu como a sonia abraão que resultou na morte da linda eloa
- Responder
- 0
- Denunciar
- Deletar
Antônio Mesquita
3 horas atrás
Se a polícia é incompetente é porque nós brasileiros somos BOZOs e produzimos uma sociedade incompetente, mascarada e hipócrita, onde as coisas banais são as mais importantes!!!
- 0
- Denunciar
- Deletar
jonny love
14 horas atrás
Os policiais, enfermeiros e bombeiros que participaram dessa operaçâo, tinham uma responsabilidade muito grande, e nâo estavam preocupados com IBOPE, mas sim, em resolver o problema, e concordaram com a intermediaçâo do Datena, que teve exito na negociaçâo, entâo parabens, Datena. Nâo vamos complicar.
- Responder
- 0
- Denunciar
- Deletar
Página 1 de 11
- Anterior
- Próxima
Nenhum comentário:
Postar um comentário