segunda-feira, 2 de julho de 2012

Cães reforçam o trabalho da Polícia Militar


Cães reforçam o trabalho da Polícia Militar

Os animais são acionados em situações como busca de entorpecentes, apoio em jogos de futebol e controle de rebeliões









Mais de 80 cães reforçam o trabalho da polícia. Eles fazem parte da Tropa de Canil do 4º Batalhão de Choque da Polícia Militar. Diariamente, os animais são acionados em diversas situações, como busca de entorpecentes ou explosivos, apoio em jogos de futebol, controle de rebeliões e patrulhamento ostensivo e preventivo.

Cada animal fica sob os cuidados de um policial militar, atuando em uma rotina de trabalho de 12h por 36h, o que na prática significa um dia de descanso para cada dia de trabalho. Assim, os cães estão a serviço da população sempre que o policial estiver trabalhando, mas com um limite de 6h de atuação diária.

O reforço confere mais agilidade ao trabalho dos policiais, que conseguem localizar drogas, explosivos ou até mesmo fugitivos, como aconteceu com a cadela Ira. “Em 6 de abril o canil foi acionado para apoiar na busca de menores foragidos da Fundação Casa de Itaquera. Levamos a cadela Ira, que ajudou na localização dos mesmos no meio da mata através do faro”, conta o Tenente Carlos Trigo.  

Com uma intensa rotina de trabalho, a relação entre cães e policiais ganha novos contornos. “É um vínculo de amizade muito forte, porque eu fico mais tempo com ela do que com minha própria família”, diz Cabo Vieira, referindo-se à cadela Moa, com quem trabalha há três anos.

O Soldado Romero endossa a opinião de que o relacionamento com os animais vai além do trabalho: “Tudo o que existe de positivo é a nossa relação. Quem trabalha em uma unidade como essa tem que desenvolver isso com os nossos animais”. 

Os cães também fazem apresentações de cunho social, a partir de demonstrações dos trabalhos desenvolvidos no Canil. Os grupos escolares interessados em visitar a Tropa de Canil podem agendar uma data por telefone. 

SERVIÇOTropa de Canil do 4º Batalhão de Choque da Polícia Militar
Av. Tenente Júlio Prado Neves 111, Tremembé -  São Paulo - SP
Visitas somente com agendamento prévio, pelo telefone             (11) 2967-9856 begin_of_the_skype_highlighting            (11) 2967-9856      end_of_the_skype_highlighting      , com Tenente Tânia.

Do Portal do Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário