sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Discurso de Posse do Cmt Geral



Em Quinta-feira, 29 de Janeiro de 2015 22:28



DISCURSO DE POSSE DO CMT. GERAL

É com muita emoção e honra que retorno a este pátio sagrado — a Academia de Polícia Militar do Barro — onde, há quase 34 anos, ingressei nas fileiras da Polícia Militar do Estado de São Paulo, como Aluno Oficial desta insigne Casa de Ensino. Oriundo de família humilde, como muitos de nós, tinha o objetivo de fazer uma carreira, estudar, evoluir e ajudar a tornar o nosso país um lugar melhor para vivermos.
 
Assim, assumir o cargo de Comandante-Geral de nossa quase bicentenária Polícia Militar era apenas um sonho, que se tornou realidade com a confiança sobre mim depositada pelas autoridades governamentais, pois cada passo na carreira policial militar traz seus desafios e recompensas.
 
Gandhi disse: "Viva como se fosse morrer amanhã. Aprenda como se fosse viver para sempre." Esse pensamento sempre pautou minha vida e carreira. Vivi cada momento dela como se fosse único e me preparei para os desafios de cada etapa transposta como se fosse viver para sempre. E é dentro desse espírito que espero fazer tudo o que estiver ao meu alcance para contribuir com o constante aperfeiçoamento da Polícia Militar, do sistema e das políticas de segurança pública do Estado de São Paulo e do país.
 
Comandar a PM de São Paulo é uma honra e, ao mesmo tempo, uma enorme responsabilidade, considerando a grandiosidade de uma Instituição com 183 anos de história, tradições e responsabilidade social, composta por quase 94 mil homens e mulheres, valorosos profissionais responsáveis pelo planejamento e execução das atividades de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública nos 645 municípios paulistas, servindo e protegendo nossa população.
 
Para me assessorar nesse mister sei que conto com um comando coeso e alinhado com os mais altos valores ético-profissionais, e este será meu sustentáculo, pois nossos objetivos são altruístas e focados no bem-estar de todos os brasileiros que habitam o território paulista.
Por sua vez, há de ser ressaltado que a Polícia Militar é o sustentáculo dos cidadãos que contribuíram e contribuem para a pujança do Estado de São Paulo. Muitas vezes incompreendida e criticada, é essa Polícia Militar, formada por pessoas dedicadas e abnegadas, que estende a mão aos necessitados de proteção nas horas mais difíceis da vida, assistindo, acolhendo e amparando-lhes, seja de dia ou de noite, no calor ou frio, nos palácios ou nas choupanas.
 
Convém ressaltar que os valorosos policiais militares paulistas agem, de forma incondicional e irrestrita, a serviço da sociedade e do interesse público, colocando seu mais precioso bem — a vida — em risco diuturnamente, para proteger pessoas que sequer conhecem.
 
Aliás, servir e proteger é o lema universal das polícias e também não é diferente no Estado de São Paulo. Sem polícia não há lei, não há paz, não há amparo. Trabalharemos para reforçar a imagem da Polícia Militar associada à proteção da sociedade. A postura de todo policial militar é e deve ser única: considerar todo cidadão como seu semelhante e agir segundo esse princípio.
 
É certo que reforçaremos os três pilares que sustentam o Sistema de Gestão da Polícia Militar do Estado de São Paulo: Os Direitos Humanos, a Gestão pela Qualidade e a Polícia Comunitária, esta sinônimo de polícia de proximidade, integrada com a sociedade na discussão e resolução das questões na área da segurança pública.
 
E não há vocação melhor para auxiliar, proteger e amparar o próximo que a carreira policial militar. Somente no ano de 2014 foram atendidos 26.704.520 (vinte e seis milhões, setecentos e quatro mil e quinhentos e vinte) pedidos de auxílio por meio no número de emergência 190, que geraram 8.879.462 (oito milhões, oitocentos e setenta e nove mil e quatrocentos e sessenta e duas) ocorrências policiais, bem como 77.365 (setenta e sete mil, trezentos e sessenta e cinco) auxílios à população e proteção àqueles que estão em situação de perigo.
 
Além disso, 139.515 (cento e trinta e nove mil, quinhentos e quinze) infratores da lei foram presos em flagrante delito ou por mandado judicial, 22.670 (vinte e dois mil, seiscentos e setenta) apreendidos também em flagrante ou por mandado judicial e 263.943 (duzentos e sessenta e três mil, novecentas e quarenta e três) vidas humanas foram salvas ou amparadas. Os dedicados Policiais Militares realizaram, ainda, 54 (cinquenta e quatro) partos e 52.276 (cinquenta e dois mil, duzentos e setenta e seis) salvamentos não somente por intermédio do Corpo de Bombeiros, mas também servindo em diversas unidades territoriais e especializadas, tais como do policiamento ambiental, rodoviário, de trânsito, de choque e aéreo.
 
Infelizmente, esse comprometimento incondicional com a defesa da sociedade tem um custo elevado: foram 14 (catorze) policiais militares mortos e 250 (duzentos e cinquenta) feridos em serviço, somente no ano de 2014. Rogo a Deus que nos proteja para que eu não sinta a dor de entregar a Bandeira Paulista dobrada a pais, esposas ou filhos de valorosos homens e mulheres policiais que tenham cumprido seu dever de proteger a sociedade.
 
No aspecto da gestão, em seus variados segmentos, a Polícia Militar é uma instituição em constante aprimoramento, com a utilização de ferramentas modernas destinadas ao planejamento, organização, liderança e controle. Temos a serviço da população tecnologia e meios avançados e continuaremos a buscar soluções no estado da arte para atendê-la melhor e de maneira mais efetiva.
 
Vale lembrar que são 17 mil viaturas equipadas com modernos dispositivos de gerenciamento de ocorrências, como a Base Informatizada de Fotografias Criminais (FOTOCRIM), o Sistema Informatizado de Administração Geoprocessada de Policiamento Ostensivo em Tempo Real (COPOM ON LINE), o Programa de Policiamento Inteligente (PPI) e outras ferramentas de planejamento e gerenciamento das atividades de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública, que muito fazem a diferença no enfrentamento à criminalidade.
 
É certo que hoje temos um dos mais modernos Centros de Operações Policiais do mundo, com acesso a informações, em tempo real, de câmeras em centenas de pontos da cidade, helicópteros e links terrestres, garantindo capacidade de Comando, Controle e Inteligência nas mais variadas ocorrências e operações policiais, das mais simples às mais complexas.
 
Nosso comando será orientado pela constante busca e desenvolvimento desse conhecimento, que é o recurso mais importante da Instituição, transmitido e aperfeiçoado a cada dia, de forma a deixar ao meu sucessor o legado de uma Polícia ainda mais eficiente e protetora.
 
Assim, como diretrizes balizadoras das nossas ações, na busca da constante evolução da Polícia Militar investiremos:
- no respeito incondicional aos Direitos Humanos;
- no aprimoramento do relacionamento da Polícia com as pessoas;
- na valorização do Policial;
- na modernização da estrutura organizacional; e
- na gestão voltada à eficácia administrativa e operacional, com a elaboração de um Planejamento Estratégico a longo prazo.
 
É sobremodo importante assinalar que a Polícia Militar do Estado de São Paulo — como componente mais visível do sistema de segurança pública do país — entende a importância da integração das atividades policiais com as instituições que formam o sistema de segurança pública e de justiça criminal, em nível municipal, estadual e federal, de acordo com as áreas e parâmetros definidos pelo Governo do Estado de São Paulo. Assim, estamos à disposição de todas as Instituições para discutir e colaborar com o aperfeiçoamento do sistema, atuando, de maneira integrada, em atividades de prevenção e repressão à criminalidade, sempre em prol do bem-comum.
 
Nessa vereda, sabemos que toda atividade que possui alguma ligação com a segurança pública envolve altos investimentos e exige, dos diversos profissionais componentes do sistema, o planejamento e a execução de medidas que busquem antecipar-se às ações criminosas, sempre contando com a imprescindível e constante evolução da legislação penal e processual penal de nosso país, evitando a impunidade e a reincidência criminal.
 
Tendo tal balizamento a orientar nossas ações e contando com um corpo de Oficiais e Praças altamente treinado, qualificado e motivado, seguramente continuaremos no caminho do aperfeiçoamento de nossa querida Polícia Militar do Estado de São Paulo, garantindo que cumpriremos nossa parte na construção de um país melhor, mais seguro e com mais respeito e dignidade ao ser humano, sob a proteção de Deus.
 
  
 São Paulo, 14 de janeiro de 2015.
Cel. PM      Ricardo   Gambaroni 

Um comentário: