sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Candidato independente à Presidencia

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Membros de um grupo de estudos paulista decidiram partir para uma forma institucionalmente criativa de forçar o sistema a uma discussão séria sobre a urgência de um aprimoramento institucional. Resolveram lançar um candidato independente à Presidência da República em 2018. A novidade é que o "presidenciável" não pretende concorrer por nenhum partido político. Sua intenção é debater, nas redes sociais e em eventos públicos, temas que sirvam de base para uma reforma geral do modelo político-institucional brasileiro.

O plano da União Nacionalista Democrática, no Manifesto aos Brasileiros, que o Alerta Total publica abaixo, consiste em utilizar uma tribuna livre para debates essenciais sobre questões relevantes - coisa que sequer acontece nas tradicionais campanhas eleitorais, a cada quatro anos. O texto assinado pelos empresários Luiz Carlos de Almeida Prado e Otto Colominas explica o objetivo da UND:

"Nosso candidato independente será lançado com o objetivo de debater e não de concorrer, o que seria inviável pelo sistema partidário. Desatrelado de interesses político-partidários, econômicos ou ideológicos, o nosso candidato independente debaterá de forma soberana, todos os temas de interesse público, durante esses próximos quatro anos, porque o debate em campanha de três meses, é superficial e inadequado, tangenciando o essencial, em detrimento da liberdade de escolha do eleitor".

A UND antecipa que o nome do "presidenciável" será definido e anunciado em breve, junto com os temas que serão debatidos diariamente. A iniciativa pode incentivar outros grupos e pessoas a também lançarem nomes independentes, sobretudo para questionar o dogma da representação política exclusivamente tendo os partidos como intermediários. O que impede que candidatos independentes possam disputar qualquer cargo? Nada - a não ser o corrupto cartorialismo partidário no Brasil...

Debater, seriamente, ideias para o aprimoramento institucional é tudo que a classe política tupiniquim não deseja neste momento de combinação explosiva entre crise econômica e risco de prisão de parlamentares corruptos no tsunami da Lava Jato. No momento em que a Dilma fica sem energia e moral para governar, debater soluções é mais necessário que nunca...

Varas Anticorrupção

Hoje temos 245 processos contra políticos no STF.

Uma boa saída seria a criação de varas anticorrupção.

A proposta vem sendo articulada por magistrados brasileiros que desejam acabar com a farra do boi...

Leia, abaixo, o artigo do desembargador Carlos Henrique Abrão: Foro Privilegiado e o Modelo Político Federativo falido

Autofagia


--

Nenhum comentário:

Postar um comentário