segunda-feira, 3 de junho de 2013

Congregação Cristã no Brasil

Congregação Cristã no Brasil

 
Giba

O italiano Louis Francescon recebeu no final do Século XIX, em 1891, de acordo com suas palavras, uma revelação acerca do batismo por imersão, que lhe advertia por não ter cumprido essa ordenança deixado por Jesus Cristo. Tal doutrina separou Francescon e mais um pequeno grupo da igreja Presbiteriano-valdense ao qual pertenciam e que não aceitou a mudança proposta para os ritos praticados.
Em 1907 na cidade de Chicago, surgiu uma missão que anunciava a Promessa do Espírito Santo com evidência de se falar novas línguas. Francescon visitou aquele serviço à convite e teria recebido, conforme suas palavras, uma confirmação Divina de que aquela Obra era de Deus; prontamente o grupo que o acompanhava uniu-se àquela irmandade, a maioria recebendo o Dom de se falar línguas diferentes. Estavam reunidas as doutrinas dos Batismos da água e do Espírito.
Vindo para o Brasil em 20 de abril de 1910, Francescon realizou o primeiro batismo em Santo Antonio da Platina, Paraná, batizando o italiano Felicio Mascaro e mais dez pessoas; depois dirigiu-se para a cidade de São Paulo, onde foram batizadas mais vinte pessoas. Durante alguns anos, os fiéis reuniram-se sem denominação e após adquirirem o primeiro prédio, na cidade de São Paulo, foi escolhido o nome “Congregação Cristã do Brasil”, oficializado quando da realização da Convenção, em 1936. Alterado nos anos 1960 por questões internas substituiu-se a contração “do” pela contração “no”, mantendo-se a partir desta data o nome de “Congregação Cristã no Brasil”.
Entre 30 de abril a 01 de maio de 1927, os fundadores da igreja realizaram uma reunião denominada “Assembléia Geral dos anciães”, onde foram elaborados e aceitos pelas comunidades os 12 artigos de fé , além de definirem um credo doutrinário básico para as igrejas do movimento, o concilio também lançou as bases para uma organização eclesiástica.
Seus 12 Artigos de Fé:
  1. Crença na Bíblia como sendo a infalível palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo (II Pedro 1:21; II Timóteo 3:16-17; Romanos 1:16);
  2. Crença na existência de um só Deus, com três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. (Efésios 4:6; Mateus 28:19; I João 5:7);
  3. Crença na natureza divina e humana de Jesus Cristo e na sua morte por culpa de todos os homens (Lucas 1: 27-35; João 1:14; I Pedro 3:18);
  4. Crença na existência pessoal do diabo e seus anjos, que estão condenados ao fogo eterno (Mateus 25:41);
  5. Crença no novo nascimento pela fé em Jesus Cristo e na sua ressurreição para justificar os crentes (Romanos 3:24-25; I Corintos 1:30; II Corintos 5:17).
  6. Crença no Batismo na água, com uma só imersão, para perdão dos pecados (Mateus 28:18-19);
  7. Crença no Batismo do Espírito Santo, com a evidência de novas línguas (Atos 2)].
  8. Crença na Santa Ceia com um só pão partido com a mão e um só cálice, para relembrar a morte de Jesus Cristo (Lucas 22:19-20; I Corintos 11:24-25).
  9. Crença na necessidade da abstenção das coisas sacrificadas aos idolos, da fornicação, do sangue e da carne sufocada (Atos 15:28-29; 16-4; 21-25).
  10. Crença que Jesus Cristo tomou sobre Si as enfermidades dos homens, praticando-se, assim, a unção com azeite para apresentar o enfermo ao Senhor (Mateus 8:17; Tiago 5:14-15).
  11. Crença no retorno de Jesus Cristo e no arrebatamento dos fiéis (I Tessalonissenses 4:16-17; Apocalipse 20-6);
  12. Crença na ressurreição dos mortos em novos corpos; no Juízo Final e no tormento eterno para injustos e vida eterna para os justos (Atos 24:15; Mateus 25:46).
O culto da Congregação Cristã no Brasil segue uma ordem pré-estabelecida, mas sem uma liturgia fixa, assim os pedidos de hinos, orações, testemunhos e a pregação da Bíblia são feitos de forma espontânea, baseados na suposta inspiração do Espírito Santo.
A Congregação Cristã no Brasil é uma organização religiosa apolítica, crendo na separação total entre Estado e religião.
A Congregação Cristã no Brasil é vista por alguns como uma seita, por outros , como um movimento contraditório de caráter sectarista e exclusivista, pois suas doutrinas são fundamentadas em versículos isolados das Escrituras e mal interpretados.
A Congregação Cristã no Brasil vê as demais Igrejas como seitas ou obra do Demônio.
As igrejas da Congregação Cristã no Brasil seguem um mesmo padrão arquitetônico, sendo pintadas em cores cinza e branco, com uma porta central para a circulação de ar, uma porta lateral esquerda onde entram os homens e uma porta direita onde entram as mulheres.
Em algumas localidades existem as casas de oração, que são pequenos salões destinados ao culto para poucas pessoas.
Dentro da igreja os homens ficam sentados à direita, as mulheres à esquerda e no meio ficam os músicos.
A Congregação Cristã no Brasil não cobra dízimo, ela se mantém com doações anonimas e nenhum centavo é direcionado aos seus cooperadores, que se mantém do salário de seus empregos formais. nenhum fiel é obrigado a colaborar com a igreja e aqueles que o fazem, tem a liberdade de doar o quanto querem.
Pregam que, antes de tomar qualquer atitude, tem que ser observadas as leis do homem, pois infringir as leis do homem também é pecado.

2 comentários: