segunda-feira, 15 de abril de 2013

Senador convoca Defesa a 'encampar luta pela recomposição salarial dos militares'.


Data: 14 de abril de 2013 11:22
Assunto: Senador convoca Defesa a 'encampar luta pela recomposição salarial dos militares'.
Para:







Senador convoca Defesa a 'encampar luta pela recomposição salarial dos militares'.
Militares das Forças Armadas abandonam carreira de oficial por causa do baixo salário

Da Agência Senado                                                        Mais uma voz solitária...
Senador Vital do Rêgo
Em pronunciamento no Plenário nesta quinta-feira (11) o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) lamentou a fuga de talentos nas Forças Armadas brasileiras causada por baixos salários e pela demora na progressão da carreira. Para tentar evitar mais perdas de oficiais para a iniciativa privada, o parlamentar convocou o Ministério da Defesa a encampar uma luta pela recomposição salarial dos militares.
Vital do Rêgo citou reportagem do jornal Correio Braziliense para informar que, só no ano passado, 249 oficiais abandonaram a carreira. O número de desistências mais que dobrou nos últimos dez anos. Segundo o senador, a "falta de valorização" é a principal crítica.
"Entristece todos nós, e talvez entristeça principalmente a ele [militar] porque seu amor à farda passa a ser menor que a necessidade de buscar na iniciativa privada mais qualidade de vida por força do salário", comentou Vital do Rêgo.
O parlamentar também lembrou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 122/11, do senador licenciado Marcelo Crivella, que permitiria aos profissionais de saúde das Forças Armadas acumular funções, a exemplo dos demais servidores civis. O objetivo, ressaltou Vital do Rêgo, é "acumular salário ao soldo". A matéria encontra-se com o relator da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Eduardo Lopes (PRB-RJ).

Formação
O senador destacou o volume de despesas na formação dos quadros das Forças Armadas, caso do Piloto de Aeronáutica, cujo treinamento custa algo em torno de R$ 1, 2 milhão. Profissional com salário que "não corresponde à sua qualificação", observou Vital do Rêgo ao citar o alto padrão das escolas militares brasileiras.
O senador observou que o Brasil encontra-se num importante momento de renovação de aeronaves de caça e submarinos. Também reforça a defesa antiaérea nacional e valoriza a transferência de tecnologia de última geração.
"Perde-se precisamente o elemento mais importante de todo esse programa, o talento humano", lamentou Vital.
A evasão dos militares é influenciada pelas chamadas "vantagens do mundo civil", comparou o senador, contra uma modesta aposentadoria e frequentes transferências de domicílio.

Senador defende aumento de remuneração nas Forças Armadas
"Apresento o problema e o faço como questionamento e bandeira, no sentido de valorizar o papel das Forças Armadas neste momento em que estamos querendo dar competitividade ao nosso país",enfatizou.






Nenhum comentário:

Postar um comentário