quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Causas de Stress em Profissionais Cuidadores de Idosos no Amazonas

 Causas de Stress em Profissionais Cuidadores de Idosos no Amazonas




mail_fundo

Causas de Stress em Profissionais Cuidadores de Idosos no Amazonas

Escrito por Edinalva Carvalho de Souza | Publicado em: 13 de Fevereiro de 2013
Categoria: Neuropsicologia
Resumo: Atualmente, um campo da psicologia que vem ganhando destaque envolve as atividades realizadas por "cuidadores", que são pessoas que assumem a responsabilidade de cuidar de idosos ou portadores de necessidades especiais, podendo este tipo de trabalho ser voluntário, envolvendo ou não membros da própria família. Este presente estudo origina-se de uma pesquisa realizada com cuidadores de idosos familiares. O objetivo da presente pesquisa é apurar as principais dificuldades e causas de stress da profissão. Para tanto, utilizou-se a entrevista aberta com trinta profissionais, como instrumento para a coleta dos dados. Os resultados revelaram que a falta de compreensão das alterações, tanto orgânica quanto psicológica, sofridas pelo idoso fazem surgir um ambiente de estresse. Alguns dos cuidadores preferem se capacitar para estar trabalhando com idosos, pois podem estar os socorrendo em eventuais imprevistos enquanto que outros acham complicados demais, pois a ausência da família causa tristeza nos idosos. Nesse sentido, conclui-se que esses profissionais, desde que devidamente qualificados, são fundamentais na tarefa de proporcionar um envelhecimento mais saudável, pois durante o processo de envelhecimento os idosos necessitam da atenção dos familiares por perto e a maioria dos idosos experimenta alguma fragilidade nessa fase da vida, vindo a precisar de ajuda.
Palavras-chave: Cuidadores, envelhecimento, dificuldade.

[...] Continue lendo este texto...
Publique um Artigo no Psicologado Artigos

Faça um Curso Online de Psicologia:
Curso Online de Saúde da Família Curso Online de Psicofarmacologia Curso Online de Cuidador de Idosos
Curso Online de Saúde da Família Curso Online de Psicofarmacologia Curso Online de Cuidador de Idosos
mail_fundo_fn
Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o e-mail newsletter@psicologado.com ao seu catálogo de endereços.

O Psicologado respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede. Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição aqui.



--
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário