domingo, 17 de fevereiro de 2013

Compromisso com a Excelência - Jim Mathis


Compromisso com a Excelência 
Por Jim Mathis


Ao trocar o carpete lá de casa, contratamos uma empresa bem recomendada e pagamos um preço bem alto pelo novo e sua colocação. Quando terminaram, minha esposa quase chorou com a bagunça que deixaram.

Garanti a ela que poderia resolver tudo e, rapidamente, recolhi os retalhos, passei o aspirador e refiz o rodapé. Até acrescentei à minha coleção algumas ferramentas próprias para colocação de carpete. Depois que os móveis voltaram a seus lugares o ambiente ficou com aparência ótima. O instalador simplesmente não tivera cuidado bastante para concluir o serviço.

Recentemente tive outra péssima experiência com uma loja de pneus. Os pneus gastaram-se prematuramente porque não foram balanceados corretamente. Depois de alguma discussão, o dono concordou em dar-me desconto por um novo jogo de pneus. Mas quando fui pegar o carro, vi que tinham deixado o metal das rodas arranhado e coberto de graxa. Gastei cerca de trinta minutos limpando e polindo as rodas, mas ficaram os arranhões. Consegui pneus novos, mas o serviço foi totalmente insatisfatório. 

Fazendo analogia com os esportes, essas empresas poderiam ter ganho a corrida, mas falharam e não alcançaram a linha de chegada. Não se preocuparam comigo ou com minha esposa, nem com a aparência da nossa casa ou as condições do nosso carro. Usando  terminologia do futebol, poderiam ter marcado um gol, mas nem chegaram a cruzar o meio do campo. 

Como fotógrafo, um dos meus compromissos é garantir aos clientes sempre superar suas expectativas e não me deter até que estejam, não apenas satisfeitos, mas encantados. Seja em que ramo atuamos ou que tipo de produto ou serviço forneçamos: esse deveria ser nosso objetivo!

A determinação de fazer o melhor possível faz sentido. Em muitos casos o futuro da empresa depende de clientes que usam seus serviços sempre. E a melhor propaganda é um cliente satisfeito. Clientes insatisfeitos podem ocasionar desastres. E cliente insatisfeito está sempre mais propenso a contar sua experiência. 

Existe, porém, razão ainda melhor para nos esforçarmos e buscar excelência, dando o máximo de nossa capacidade. A Bíblia ensina:“Tudo o que fizerem ou disserem, façam em nome do Senhor Jesus e por meio Dele agradeçam a Deus, o Pai... O que vocês fizerem façam de todo o coração, como se estivessem servindo o Senhor e não as pessoas” (Colossenses 3.17,23). 

Cada um de nós recebeu habilidades, talentos e experiências únicos, que nos capacitam para o trabalho que fazemos. Uma maneira de mostrar gratidão pelo que recebemos é usar ao máximo nossas habilidades.

Próxima semana tem mais!

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