segunda-feira, 16 de março de 2015

Bolsonaro mostra que não é tucano e protocola pedido, com base no artigo 85, inciso V


Impeachment de Dilma: Bolsonaro mostra que não é tucano
e protocola pedido, com base no artigo 85, inciso V


Felipe Moura Brasil, 2015 0313  15h34


O deputado federal Jair Bolsonaro protocolou na quinta-feira na Câmara dos Deputados um pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Sim: impeachment, aquela palavrinha da qual a tucanada quer distância, porque morre de medo de ser vista como oposição. A base legal é o artigo 85, inciso V, conforme indicado em prosa e vídeo pelo advogado constitucionalista Ives Gandra Martins.

Escreve Bolsonaro:

Mais do que despreparo, mostra-se evidente a omissão da denunciada ao deixar de adotar medidas preventivas e repressivas para combater o câncer da corrupção em seu governo, mantendo, perto de si e em funções de alta relevância da administração federal, pessoas com fortes indícios de comprometimento ético e desvios de conduta. Deixou de agir em defesa da sociedade da qual é responsável máxima na administração pública”.

O pedido será analisado pela equipe técnica da Câmara, antes de ser enviado para análise do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), responsável por acolher ou rejeitar esse tipo de solicitação. Cunha chegou a declarar publicamente que não via “espaço” para isso, mas confessou a interlocutores ser impossível segurar o processo caso a possibilidade ganhe força a partir dos protestos de 15 de março.

O Solidariedade, partido do deputado Paulinho da Força (SP), anunciou na quinta-feira que pretende usar os atos para fortalecer a campanha pelo impeachment. A meta do partido é reunir 1 milhão de assinaturas para entregar ao Congresso um pedido formal.

O PSDB, pelo menos, decidiu apoiar o 15 de março. Seu presidente nacional, o senador Aécio Neves, não descarta a hipótese do impedimento, nem a de comparecer ao ato. Parece, também, que não descarta a hipótese de fazer oposição.



--

Nenhum comentário:

Postar um comentário