quinta-feira, 21 de maio de 2015

NOTÍCIA AVASSALADORA CONTRA A PM PAULISTA.

É meus caros companheiros da PM.Hoje vi e ouvi pela TV o nosso mui querido SSP anunciar que está tomando uma importante decisão para conter a violência no futebol. Que já se reuniu com O TJ ( um Juiz) MP( um Promotor Público) e PC ( delegado),a fim de comporem uma delegacia ( parece-me ambulante),para resolver os atritos no futebol.Não se pasmem!

  Antes de prosseguir, declaro o seguinte: Em 1968/79, fui nomeado pelo Exmo. Cmt. da GC Estadual como Superintendente do Policiamento de Futebol, em todos os estádios da área da finada GC., devido a muitas irregularidades, a fim de resolver a situação. Em todos os estádios da capital havia uma sala pomposa e exclusiva da Autoridade Policial, que,por sinal, nada fazia, a não ser receber os detidos e fiscalização da escalação do policiais nos postos críticos. Raramente o delegado comparecia antes do início do jogo,ia mais para angariar prestígio à Polícia Civil, sempre em menoscabo aos Elementos da GC. se saia um atrito nas arquibancadas,o delegado, em alto e bom tom, criticava "Falta de Policiais no local", principalmente, quando presente o Presidente. da Fed. Paul.de Futebol e outros diretores de times. Mandava o investigador chamar o Cmt. de Policiamento, geralmente, um Inspetor, sempre na presença das autoridades desportivas e o criticava e dando "ORDENS" para escalar guardas no local. Por livre iniciativa, os policiais escalados nas proximidades do atrito logo resolviam a situação. Os detidos pela GC eram encaminhados para aquela sala pomposa, onde eram apresentados ao sub-delegado de polícia ( policia empírica). Isso não é nada!

     Corria boato de que 2% da renda líquida de cada jogo era destinado ao Policiamento de Futebol,mas a GC nunca soube disso. Se verdade, esse dinheiro ia para a PC.Muitos elementos da GC, em forma, para receberem instruções, perdiam os sentidos, pelo Sol e por não terem almoçado. Enquanto que,para a PC,nada faltava! E quem fazia o policiamento, dentro e fora do campo, era a GC. Era exigência do delegado escalado, em cada jogo, fornecer ao sub-delegado o efetivo lá escalado, nominando o do Inspetor chefe do policiamento. Quando havia ( raramente) invasão  de torcedores no campo,pulando os alambrados, o policiamento interno, para conter, fazia uso do bastão e até investigadores la escalados eram agredidos a bastonadas, pois estão trajados civilmente e como diferenciar! Nessa hora o delegado e sub-delegados ficavam ao lado do Inspetor para não apanharem. O Policiamento fardado era tido como"Agentes de Execução" da Polícia Civil, sendo que,até sub-delegados ( que o Governador Jânio Quadros extinguiu),dava ordens para o Comandante do Policiamento. Relatei todas essa irregularidades ao nosso Augusto Cmt da GC. ele,na hora, mandou publicar em BG, a minha nomeação, dando-"CARTA BRANCA DE AÇÃO" e tudo que eu precisasse: viatura com motorista e mais 2 policiais, solicitei com meu Substituto o Austero e Valente Subinspetor FRANCISCO MORENO ESQUERDO.

    Uma de minhas primeiras providências foi entrar em contacto com os senhores administradores dos estádios,pedindo para substituírem a placa, que ficava acima do batente da sala pomposa, com os dizeres: "AUTORIDADE POLICIAL-CHEFIA DO POLICIAMENTO DESPORTIVO", pela da GC: com dizeres: GUARDA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO - AUTORIDADE POLICIAL -CHEFIA DO POLICIAMENTO DESPORTIVO. Consegui lanche para os policiais. Em cada jogo eu ia, como o meu sub-chefe nos estádios e pedia para o Inspetor chefe do policiamento para colocar os policias em forma,a fim de receberem minhas instruções: "Doravante,nenhum detido ou preso será apresentado á sala da PC, por não terem competência para providências legais, sim, deve ser apresentado ao Classe Distinta ou Inspetor que fará a triagem e encaminhamento direito ao DP dá área". Para encurtar a história, naquele tempo existia na SSP a tal CIOP e nela fui chamado por duas vezes para justificar a minha atitude. Aqui, então, presentes na mesa de reunião, o Sr. Cmt. da GC, o Cmt Omar Galvão ( Ministro da JME), o 6º. Delegado Auxiliar( queixoso), o Delegado escalado para os campos, sob a Presidência do Honrado Dr. Santana, Promotor Público. Fazendo uso da palavra, inclusive,eu, convencemos o Sr. Dr. Santana que a PC não tinha atribuições nos estádios e só lá comparecia em busca de prestígio, pois que a quem competia as atribuições de Polícia Judiciária era o Distrito Policial da área. Vencemos a luta e não mais foi escalado PC nos estádios. Com a fusão FP/GC, o Btl de choque, sob o Comando do Finado Cel Castilho assumiu o policiamento de futebol. Era SSP da época,o Finado e Honroso CEL PM CANTÍDIO SAMPAIO, que, ao saber do resultado da reunião da CIOP, prestigiou a decisão. Estou certo de que muitos Nobres irmãos coronéis, atuais, nunca souberam dessas coisas. Também, estou certo, de que, com a tal delegacia em criação, atrás aludida, não dará  certo e vai interferir no trabalho da PM. O Cmt do Policiamento vai ter que prestar continências aos seus" superiores" civis, dando início à sensibilidades. Prepare-se a PM para ser desmoralizada nos estádios, com isso,dando margens a sua  extinção. Queira Deus que eu esteja errado,porém,o passado, faz a isso crer!  PAZ E AMOR!  

                                                                                          Marzola

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário