terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Em breve, Petrobras no banco dos réus em Nova York DIÁRIO DO PODER

14, 2016 12:24 PM
 Em breve, Petrobras no banco dos réus em Nova York DIÁRIO DO PODER

Dilmaaaa !!!!
Onde esta você ?

DIÁRIO DO PODER
Dentro de três semanas deverá ter início, em Nova York, as primeiras audiências do julgamento da ação conjunta ("class action") apresentada por centenas de investidores internacionais contra a Petrobras. Buscam estes o ressarcimento por prejuízos que alegam ter sofrido em decorrência das perdas produzidas pelo gigantesco esquema de corrupção instalado na empresa.
O valor original da indenização demandada por esses acionistas é de 93 bilhões de dólares (cerca de R$ 360 bilhões), mas os advogados que defendem a estatal esperem alcançar um acordo, em que a compensação fique bem abaixo desse valor. Até há algum tempo atrás os acionistas tinham fincado pé num acordo pelo equivalente a 20% desse valor, algo em torno de 20 bilhões de dólares (80 bilhões de reais). Não se tem notícia do estágio atual dos entendimentos.
Mas mesmo numa situação bastante mais favorável para a empresa – em que os demandantes aceitassem receber apenas 10% do valor da indenização pretendida -  o tranco financeiro sobre a Petrobras poderia chegar a 40 bilhões de reais. Isso, no momento em que a companhia acaba de reduzir a projeção de seus investimentos para o período 2015-2019.  Somente na área de exploração, a redução desses investimentos será de 28,6 bilhões de reais.
Paralelamente, continuam a avançar, nos EUA, as investigações sobre a possível violação das leis anti-corrupção norte-americanas, nas operações de compra e venda da refinaria de Pasadena (Texas), pela Petrobras. Se formalizada a acusação, vai ser um deus-nos-acuda no Brasil, pois a legislação americana prevê a responsabilidade dos presidenes executivos e do conselho de administração pelos mal  feitos da empresa que dirijam. E nesse caso, as penas podem conduzir gestores irresponsáveis à prisão.






--

Nenhum comentário:

Postar um comentário