sexta-feira, 5 de outubro de 2012

"Se nenhuma providência for tomada urgente, o medo é policial fazer justiça no caixa dois", diz Deputado

PMESP: Alguns comandantes dizem pensar em adotar um "dane-se" diz Deputado Major Olímpio

Eu tenho ido a velórios, falado com coronéis, delegados. É o mesmo sentimento: se nenhuma providência for tomada urgente, o medo é policial fazer justiça no caixa dois". E alguns comandantes dizem pensar em adotar um "dane-se".


O deputado estadual Major Olímpio Gomes (PDT), major da reserva da Polícia Militar de SP, diz que o governo não pode mais, por medo de desgaste político, dizer que é "lenda" o poderio da facção criminosa PCC e a ligação do bando com as mortes de PM.
A palavra "lenda" foi usada recentemente pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) e pelo secretário da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto, ao comentar o a ação da facção criminosa.
Para o major, cresce um perigoso sentimento nas polícias de que as leis já não conseguem inibir a criminalidade e que os policiais podem querer "fazer justiça com as próprias mãos". "Se nenhuma providência for tomada urgente, o medo é policial fazer justiça no caixa dois", diz.
Folha - Documentos mostram que há uma ordem dada pelo PCC para matar policiais. Já são 75 PMs mortos este ano...
Olímpio Gomes (PDT) - Está mais que clara a premeditação e a execução de policiais. Será que esse novo documento do PCC é mais uma lenda, como dizem certas autoridades? Só que as lendas vêm se confirmando a cada dia.
Não adianta querer tapar o sol com a peneira, dizer que é lenda, que é coisa de promotor mal intencionado, jornalismo tendencioso: são 75 PMs mortos. Mais um indicativo de que estão cumprindo o salve [ordem do PCC].
Como o senhor recebe essa notícia de mais uma morte?
Eu tenho muita responsabilidade em falar isso, mas é preocupante quando surge o sentimento de duvidar que o Estado democrático de direito e as leis conseguem impedir o crime e surgem pessoas com vontade de fazer justiça com as próprias mãos.
Eu tenho ido a velórios, falado com coronéis, delegados. É o mesmo sentimento: se nenhuma providência for tomada urgente, o medo é policial fazer justiça no caixa dois". E alguns comandantes dizem pensar em adotar um "dane-se".
Deixar que os policiais façam isso e até incentivar. "Caixa dois" no jargão é um policial fora de serviço sair matando marginais.
Se o coronel, se o delegado de classe especial tem esse sentimento no momento de dor e de angústia, imagine o soldado e o investigador, que se sentem abandonados?
Os policiais acham que as leis não funcionam mais?
No dia 15, vamos fazer uma audiência na Assembleia para iniciar a coleta de assinaturas e apresentar proposta de uma lei de iniciativa popular para tornar hediondos crimes praticados contra agentes da lei e aumentar as penas.
Isso existe em muito países e muitos Estados norte-americanos. Precisamos mudar a lei para que seja um impeditivo aos marginais. O sentimento é o de que as leis não protegem o cidadão de bem.
E os homens da lei são os alvos preferenciais dos bandidos.
(Folha de São Paulo)


--

Nenhum comentário:

Postar um comentário