terça-feira, 22 de maio de 2012

Redução no IPI e IOF para compra de veículos Zero KM


boa notícia
Mudanças anunciadas
O decreto que reduz o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para a compra de carros foi publicado nesta terça-feira (22) no "Diário Oficial da União". A medida faz parte do pacote anunciado na segunda-feira (21) pelo governo para estimular o consumo e facilitar o crédito no país.
Também foi publicado nesta terça o decreto que trata da diminuição do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) para todas as operações de crédito de pessoas físicas de 2,5% para 1,5% ao ano.
Pelas novas regras, o IPI para a aquisição de automóveis, as empresas que estão instaladas no Brasil terão seu IPI para carros de até mil cilindradas (1.0) será reduzido de 7% para zero até o fim de agosto deste ano. Para carros importados de fora do Mercosul e México, a alíquota cairá de 37% para 30%.
Para veículos de mil cilindradas (1.0) a duas mil cilindradas (2.0), a alíquota para carros a álcool e "flex" (álcool e gasolina), para empresas instaladas no Brasil, será reduzida de 11% para 5,5%. Para os carros importados, a alíquota será reduzida de 41% para 35,5%. Já para carros a gasolina de mil a duas mil cilindradas, o IPI cairá de 13% para 6,5% para carros produzidos no Brasil e de 43% para 36,5% para veículos de fora do Mercosul e México. No caso dos utilitários, a alíquota será reduzida de 4% para 1% (empresas instaladas no país) e, para carros importados, cairá de 34% para 31%. Confira tabela abaixo.
Além da redução de IPI, as montadoras se comprometeram a dar descontos sobre as tabelas em vigor. Segundo o governo, os desconto serão de 2,5% para carros de até mil cilindradas, de 1,5% para automóveis de mil a duas mil cilindradas e de 1% para utilitários e comerciais. O objetivo de todas estas medidas é de reduzir o custo dos carros em aproximadamente 10% nas revendedoras.
Fenabrave não acredita em euforia
O presidente da Fenabrave, Flávio Meneghetti, acredita que as mudanças vão ajudar o setor arecuperar o quadrimestre “perdido”, no entanto, descarta uma possível euforia do mercado, a exemplo do que aconteceu em 2008 e em 2009, quando o governo reduziu o IPI dos carros para sanar a economia brasileira da crise financeira internacional.
“Não acredito em euforia porque o mercado brasileiro está mais maduro”, disse ao G1, nesta segunda-feira, Meneghetti, ao ser questionado sobre a possibilidade de um movimento de antecipação de vendas.
arte medidas governo crédito (Foto: Editoria de Arte/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário