terça-feira, 24 de julho de 2018

AUTOFAGISMO


Lamentável o episódio que envolve um dos maiores Comandantes da nossa Corporação.Como bem disse o Doni,quem não conhece,ao menos por ouvir falar,o Cmt Ralph, não conhece minimamente a PM.

Essa comandante,perdeu uma grande oportunidade de conhecer um ícone da Corporação.
A propósito,repasso algo que enviei algum tempo atrás,sobre o procedimento de alguns companheiros.
​Abraços


Amigos



Muito interessante a forma como são tratados os colegas formados pela vetusta Academia do Barro Branco. Aqueles que se sobressaem em qualquer outra atividade,invariavelmente são vistos com desdem por todos os outros,salvo honrosas exceções. Possuímos um autofagismo não encontrado em qualquer outra carreira. No fundo,somos todos perfeitos e,como tal,não aceitamos que outros possam ter o mínimo defeito,pois este eliminará todas as virtudes que eventualmente possam ter.
Lembro-me de um Oficial,na verdadeira acepção da palavra,que foi um líder junto aos colegas,iguais e subordinados.Em 1961 foi um dos líderes do movimento que parou a então Força Pública,na reivindicação de aumento salarial e melhores condições de trabalho. Além disso,foi Chefe da Casa Militar,Presidente do Clube dos Oficiais,Grêmio Desportivo e depois da ADPM. Também foi deputado estadual. Tudo isso foi,de certo modo esquecido. Ficou na lembrança apenas que ele era conhecido como "a bicha mais macho da Força".
Graças ao Coronel Edilberto,temos a notícia da façanha do Tenente João Negrão,que participou do histórico voo do Jahu. Um de seus companheiros, João Ribeiro de Barros,levou todas as glórias daquele feito. Hoje temos aeroportos,praças públicas,ruas avenidas e rodovia que levam o seu nome. E João Negrão? Não fosse o Cel Edilberto,nem notícias teríamos desse então Tenente da Força Pública.
Em Bariri,cidade onde residi por algum tempo,existe um busto de uma"dupla caipira",que ficou conhecida no Brasil todo.Eram dois irmãos,Leôncio e Leonel. Hoje,falecidos ,tem na principal praça da cidade,um busto como sinal de reconhecimento.
E nós? Como cultuamos nossos grandes vultos? Não fosse o belíssimo texto do Cel Arruda,poucos conheceriam o que representou para a PM,o desembargador Álvaro Lazarinni.
Perguntem aos PMs mais novos,se alguma vez ouviram falar de João Negrão ou mesmo de Alberto Mendes Júnior. Garanto que poucos saberão responder.
A nossa Academia legou aos paulistas,três Secretários de Segurança,um Secretário de Administração Penitenciária e um Governador do Estado. E o que fazemos?Ao invés de ressaltar esses fatos,passamos "a atirar pedras",esquecendo-nos daquilo de bom que fizeram. Entendo que tais fatos devam ser explorados positivamente,pois só enaltecem os ensinamentos que recebemos na Academia ou antiga Escola de Oficiais.
Acredito ainda,por seu caráter  emblemático,que a PM deveria erigir um busto do Governador Fleury em local de destaque da APMBB. Entretanto,autofagistas que somos,preferimos vilipendiar seu nome. Assim agindo estaremos sempre "chutando o nosso próprio traseiro". Que pena!
Abraço a todos
Canova

Nenhum comentário:

Postar um comentário